Programa Social

Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN)

Nossa parceira, a CFR-PTN oferece curso profissionalizante de Agropecuária integrado ao Ensino Médio

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) foi fundada no ano de 2002. Reconhecida pelo Ministério da Educação, é uma escola de ensino médio integrado ao curso profissionalizante de Agropecuária. A CFR-PTN é uma Organização da Sociedade Civil também reconhecida pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Sediada no município de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia, a CFR-PTN volta seu olhar para jovens entre 14 e 19 anos, com Ensino Fundamental completo, filhos de agricultores familiares e com desejo de permanecer e empreender no campo.

A CFR-PTN também é uma das instituições que integra a Rede de Escolas Associadas da UNESCO. Promovendo uma educação integrada e alinhada às prioridades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a escola fomenta o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida.

Conheça o perfil da CFR-PTN no Instagram!

A CFR-PTN está inserida em um contexto predominantemente rural, no qual as propriedades dos estudantes ficam distantes da sede da escola. Visando facilitar a logística de acesso, a instituição tem como metodologia a Pedagogia da Alternância, na qual os alunos passam uma semana em período integral na escola, com aulas práticas e teóricas, e duas semanas em suas casas, aplicando o que aprenderam e compartilhando conhecimento com as comunidades. Assim, se tornam referências positivas, se consolidam como jovens líderes e contribuem para melhorar a qualidade de vida de todos ao redor.

Na escola, os jovens aprendem tanto as disciplinas da base comum quanto as específicas do curso técnico, sempre com um olhar voltado à zona rural. Na aula de matemática, por exemplo, os estudantes vão a campo para aplicar conceitos e cálculos no contexto de suas áreas produtivas.

Veja como Júlia Borges está se desenvolvendo no campo!

Júlia Borges mora no município de Teolândia, a quase 280 km de distância da capital baiana. Aluna da CFR-PTN, Júlia vive com os pais – Elenildo e Gildava – na zona rural, onde cultiva hortaliças, banana, batata, cacaueiro, mandioca, seringueira, guaraná, urucum e avicultura. Motivada pelos educadores da CFR-PTN, Júlia vislumbra melhorias para si e sua família na zona rural. Além de querer fazer uma faculdade, a jovem explica que a forma como trabalhavam mudou desde que ela iniciou sua formação na escola. “Nós sentimos que nos desenvolvemos, principalmente na forma de cultivar utilizando as técnicas corretas de modo a produzir mais e com qualidade”, afirma.