Programa Social

Região de Atuação

Entenda como atuamos em regiões de vulnerabilidades sociais

Nós centramos nossa atuação em regiões marcadas por vulnerabilidades sociais e degradação ambiental cujos indicadores socioeconômicos apontam para uma oportunidade de reaplicação da nossa tecnologia social, já testada no Baixo Sul da Bahia.

A escolha desse local se deveu à visão de Norberto Odebrecht, nosso fundador, e sua consciência de que a região era marcada por fortes desigualdades sociais. Após ter seus impactos comprovados, nossa tecnologia está pronta para ser reaplicada em outras regiões atendendo demandas de instituições e investidores sociais interessados em combater a pobreza e a desigualdade a partir da promoção do desenvolvimento territorial sustentável.

  • Percentual de pobres e extremamente pobres acima de 60%;
  • Apenas 30% dos adolescentes com idade entre 15 e 17 anos matriculados em escolas;
  • Índices de violência representados pela taxa média de homicídios quase duas vezes maior que a nacional.

*Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da edição de 2016 do Atlas da Violência.

Do ponto de vista ambiental, o Baixo Sul apresenta uma contradição. De um lado, rica biodiversidade, regime pluviométrico regular, predominância do bioma da Mata Atlântica e importantes remanescentes florestais. De outro, impactos causados pela supressão das matas ciliares, redução da cobertura florestal e poluição de cursos d’água que recebem esgotos e agrotóxicos devido a manejos inadequados.

Essa também é uma região com grande potencial agrícola. No Baixo Sul, o clima é propício à produção de diversos cultivos, como: banana, abacaxi, mandioca, aipim, palmito, cacau e seringueira. Nos municípios onde atuamos, cerca de 50% das pessoas vivem em áreas rurais, tendo a agricultura como uma das principais fontes de renda.

Consulte o mapa abaixo e conheça os municípios onde atuamos no Baixo Sul

Hoje, após termos comprovado os impactos do PDCIS, essa tecnologia pode ser reaplicada em outras regiões, atendendo demandas de instituições e investidores sociais interessados em combater a pobreza e a desigualdade a partir da promoção do desenvolvimento territorial sustentável. Saiba como!

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2021. Fundação Norberto Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital