A Fundação

Norberto Odebrecht

Conheça mais sobre o legado de Norberto Odebrecht

Norberto Odebrecht com jovens do Baixo Sul da Bahia

Empresário, líder educador, ser humano. Com uma vida marcada pelo espírito de servir e dedicação às pessoas, Norberto Odebrecht, nosso fundador, construiu importante legado, voltado sempre a contribuir para o desenvolvimento de líderes por meio do exemplo.

Nascido em 09 de outubro de 1920 em Recife (PE), Norberto Odebrecht é filho de Emílio e Hertha Odebrecht, naturais de Santa Catarina e com ascendência alemã. Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), aprendeu desde cedo a arte de empresariar, tornando-se um dos maiores nomes do país no ramo da construção. 

Mais do que empresário, Norberto Odebrecht foi exemplo de líder educador, tendo a educação para vida e pelo trabalho como norte de sua forma de agir. Atento à formação das novas gerações, o visionário deixou como um de seus maiores legados a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), na qual sistematizou, em uma série de livros, os princípios, conceitos e critérios que são a base da cultura do Grupo Novonor.

Uma de suas facetas mais marcantes, no entanto, é a de ser humano. Norberto Odebrecht entendia e defendia o desenvolvimento das pessoas a partir da geração de oportunidades. Ao longo da vida, dedicou-se ao social de diversas formas. Duas das mais conhecidas são:  ao lado de Irmã Dulce, canonizada em 2019 como Santa Dulce dos Pobres, que se tornou conselheira e amiga do engenheiro, e a partir da criação, em 1965,  da Fundação Emílio Odebrecht, por meio da qual o visionário se dedicou à busca de soluções para equacionar os problemas originários da estrutura social e econômica 

Com sua fundação, Norberto buscou por meios de melhorar significativamente a vida do trabalhador brasileiro. Posteriormente, focou suas energias na população adolescente, entendendo que o jovem tem o potencial de transformar a realidade ao seu redor ao passo que vai se desenvolvendo como ser humano. Visando a criação de um modelo de desenvolvimento territorial sustentável voltado para jovens da zona rural, instituiu o PDCIS, programa social que coordenamos até hoje.

Em 14 de julho de 2014, Norberto Odebrecht faleceu em Salvador (BA). Nós, da Fundação, que elegemos seu nome em 2021 como forma de homenageá-lo e manter o seu legado, seguimos comprometidos com a missão de combater a pobreza e a desigualdade, visando a construção de uma sociedade mais responsável, harmônica, solidária e com igualdade de oportunidades para todos.

Assista ao vídeo a seguir e conheça as páginas de um livro que Norberto Odebrecht não escreveu com palavras, mas pelo exemplo!

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2021. Fundação Norberto Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital