“O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de nós”

A busca pelo constante aprendizado é o segredo do sucesso de Gabriel Soares, futuro técnico em Agropecuária pela Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves

Tags: CFR-PTN

Assim que se entra na casa de Gabriel Soares, um quadro pendurado na parede da sala se destaca. Essa arte, feita pelo jovem para presentear a mãe no final do primeiro ano de estudo na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), retrata duas de suas paixões: o trabalho no campo e os animais.

O estudante de 18 anos, agora cursando o último ano do ensino médio integrado ao técnico em Agropecuária na instituição parceira da Fundação Norberto Odebrecht, sempre gostou de bichos. Junto à sua família, composta pelo pai, Antônio, a mãe, Andreia, e a irmã, Beatriz, criavam suínos em seu quintal. Sem o domínio da prática, entretanto, não conseguiam obter lucros com a atividade.

Com o objetivo de aperfeiçoar suas técnicas, Gabriel iniciou, no ano de entrada na escola, a implantação do Projeto Educativo-Produtivo (PEP) de suínos em sua propriedade, recebendo apoio com insumos e a monitoria de educadores da CFR-PTN para o constante aprimoramento. Somados os aprendizados que obteve à sua dedicação, a criação não só apresentou lucratividade como conquistou altos faturamentos.

A conduta e organização do futuro empresário rural na gestão do projeto foi algo que se destacou entre os integrantes da Casa Familiar. “Ele fazia o manejo de forma extremamente correta, sempre no horário certo, e com cautela para a higienização dos animais. Foi algo surreal para a gente, porque ele teve um resultado esplendoroso”, conta Wnderlan Viana, zootecnista e monitor da instituição.

O jovem, que já manejou oito suínos de vez, animais que chegaram a pesar 125 kg cada, conta que o seu negócio está indo de “vento em popa”, e garante que o sabor da carne que vende é diferente das demais.  “A carne de porco vendida no mercado tem outro gosto, porque esses animais foram criados em granja e só comeram ração. Aqui, temos o cuidado de incrementar sua alimentação com sobra de banana, mamão, abacate e jaca”, diz Gabriel.

A renda proveniente desta criação de suínos, inclusive, é reinvestida em outros cultivos como o de banana-da-terra, mas também faz muita diferença para ajudar dentro de casa. O desempenho do jovem como produtor rural chamou tanta atenção que ele se tornou referência em sua comunidade, no município de Teolândia (BA). O estudante agora desempenha um importante papel como agente da mudança: ele contribui, através de ações multiplicadoras, transferindo os conhecimentos que adquire na CFR-PTN para agricultores familiares da sua região.

Estudos de análise do solo da localidade, ensinamentos sobre a nocividade do uso de agrotóxicos e a importância do Livro Caixa para gerenciamento administrativo e financeiro de produtores rurais foram apenas algumas das iniciativas e temas de trocas de conhecimento com a sua comunidade. “Quando finalizamos uma ação multiplicadora, sempre pedimos sugestões de novas pautas. Se não dominamos o assunto, estudamos e retornamos com aprendizados novos para todos”, conta Gabriel.

A renovação do saber e expansão das experiências, inclusive, é algo que impulsiona e motiva o estudante. “A gente nunca sabe de tudo. Sempre temos que buscar novos conhecimentos, inovar em nossas técnicas”, afirma. A sua mãe conta que Gabriel sempre foi um menino esforçado, mas que a entrada na CFR-PTN trouxe uma mudança notável no filho e em seus colegas. “É nítida a evolução dos alunos. Atualmente, a maioria dos jovens querem sair da zona rural, mas com o acesso ao ensino da Casa Familiar percebem que é possível permanecer no campo, desenvolvendo um belíssimo trabalho com suas famílias”, conta Andreia.

E essa é a vontade de Gabriel. Apesar de cogitar cursar veterinária ou zootecnia na faculdade, segundo ele, o que quer mesmo é continuar trabalhando com o pai. “Hoje alcançamos um patamar superior ao que já vivemos, e eu sei que isso só foi possível a partir de muito empenho e estudo. Afinal, o conhecimento é algo que ninguém pode tirar de nós, ele sempre apresenta uma nova visão de futuro”, finaliza Gabriel, com a certeza de que ainda tem muito a somar e a crescer em sua trajetória no campo.