CFR-PTN celebra 20 anos de atuação

Evento com comunidades locais e parceiros marcou a celebração de 20 anos do aniversário da Casa Familiar Rural

Tags: CFR-PTN

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) celebra este mês duas décadas de atuação: em 2002, a escola rural iniciava sua trajetória na formação de uma nova geração de agricultores familiares no Baixo Sul da Bahia. Hoje, a instituição já formou mais de 460 jovens e é reconhecida nacionalmente como uma referência na educação no campo, tendo sido contemplada por iniciativas como o Prêmio Movimento LED e o Criança Esperança, ambas da Rede Globo, e sido finalista de outras, como o Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe.

Um grupo de pessoas vê um homem discursar
"Me orgulho muito em fazer parte dessa Casa Familiar que carrega tamanha responsabilidade social e que já transformou incontáveis vidas”, disse Thales Lima, diretor da CFR-PTN

O grande marco de celebração dos 20 anos de criação da CFR-PTN foi o Seminário Microrregional 2022, que reuniu palestras e depoimentos sobre agricultura familiar, educação no campo, empreendedorismo, sustentabilidade e outros temas. O evento ainda contou com uma ‘festa de aniversário’ para a Casa Familiar, com distribuição de bolo para os presentes. Cerca de 300 pessoas, entre representantes do poder público, da iniciativa privada e de parceiros institucionais, estudantes, egressos, agricultores da região e outros membros das comunidades próximas participaram do seminário.

“Recebemos centenas de pessoas e, juntos, celebramos o legado construído a partir da educação contextualizada ao campo que desenvolvemos. Me orgulho muito em fazer parte dessa Casa Familiar que carrega tamanha responsabilidade social e que já transformou incontáveis vidas”, disse Thales Lima, diretor da instituição. Junto ao presidente do Conselho Deliberativo da CFR-PTN, José Cerqueira, o diretor abriu o evento com um depoimento sobre sua experiência na escola.

Uma mulher e um jovem da CFR-PTN sorriem
"É inspirador participar desta essa homenagem ao legado, com o olhar voltado para o futuro" disse Cláudia Pimentel, coordenadora de Sustentabilidade na Fundação

Cláudia Pimentel, coordenadora de Sustentabilidade na Fundação Norberto Odebrecht, foi uma das participantes. “O encontro foi uma reunião de conhecimentos. Reunindo diversos atores, foi uma verdadeira metáfora para a atuação da Casa Familiar, que é interdisciplinar”, conta ela. A figura de Norberto Odebrecht, fundador da Fundação e apoiador da CFR-PTN desde sua criação, foi lembrada durante o encontro. “Todos os participantes que discursaram trouxeram a importância da presença dele [Norberto Odebrecht] para a Casa Familiar e para todo o PDCIS. Foi inspirador essa homenagem ao legado, com o olhar voltado para o futuro”, diz.

Impacto positivo

A transformação gerada pela Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves pode ser traduzida pelos maiores beneficiários: os jovens que estudam ou estudaram na instituição. É o caso de Gislane Jesus, 17 anos, que está no segundo ano de formação na CFR-PTN. Com o apoio da escola, ela iniciou cultivos de banana e cacau e começou com a criação de suínos na propriedade da família. “Vir para a Casa superou minhas expectativas. Me mostrou muito conhecimento que eu não tinha, e pretendo adquirir muito mais até o final destes três anos”, conta.

História similar à de Ronei Brito, 17 anos, também do 2º ano. “Quando eu me formar, pretendo virar um bom profissional, para que eu possa passar esses conhecimentos para as pessoas da minha comunidade, que não tiveram a mesma oportunidade. Meu foco é virar engenheiro agrônomo”, diz ele. Ou de Railza Vidal, 19 anos. “Com a Casa, estou adquirindo cada vez mais conhecimento. E não só com os professores, mas também com meus colegas e amigos. Eu pretendo continuar no campo, ajudando a minha família”, diz ela.

Uma jovem negra com uniforme escolar sorri
A transformação gerada pela CFR-PTN é melhor representada por jovens como Gislane, beneficiados pela instituição

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves faz parte do PDCIS, Programa Social coordenado pela Fundação, desde 2003. Conheça mais sobre o Programa clicando aqui.