CFR-PTN é contemplada por editais nacionais

Fundação Cargill e Amigo de Valor, campanha do Santander, selecionaram a escola para apoio financeiro

Tags: CFR-PTN

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) contará com novos parceiros em 2022 para seguir formando jovens empresários rurais da agricultura familiar. Isto porque a escola foi selecionada pelo Amigo de Valor, campanha do Santander, e por um edital da Fundação Cargill, focado na segurança alimentar, e receberá recursos financeiros das iniciativas para ajudar a custear o processo educativo dos adolescentes que estudam na Casa. Com as seleções, fica atestado mais uma vez o potencial da CFR-PTN e das organizações parceiras da Fundação Norberto Odebrecht em apresentar resultados de impacto que beneficiam jovens, famílias e comunidades de regiões marcadas por vulnerabilidades sociais.

Três jovens usando farda caminham em uma Casa Familiar, uma escola rural.
As seleções atestam o potencial da formação de jovens realizada pela CFR-PTN em proteger os direitos dos adolescentes e em criar um sistema alimentar mais resiliente

Segundo Thales Lima, diretor da CFR-PTN, a notícia da seleção pelas iniciativas trouxe felicidade para toda a comunidade escolar. “Esses recursos irão nos ajudar a manter nossa escola em funcionamento e ampliar o atendimento em 2022. Nos enche de alegria poder contar com as parcerias, pois, além da seleção ser um importante reconhecimento da capacidade técnica e operacional da instituição, elas demonstram que a nossa iniciativa está alinhada com as prioridades locais de garantia de direitos da criança e dos adolescentes, assim como com a criação de um sistema alimentar mais resiliente e sustentável”, comenta.

Na iniciativa do Santander, a escola foi selecionada junto a mais de 200 projetos de todo o país e receberá recursos via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O Amigo de Valor busca fortalecer políticas públicas voltadas à garantia de direitos das crianças e adolescentes no Brasil e, para isso, financia projetos por meio desses fundos, em acordo com os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de cada município dos projetos escolhidos.

Para Leidiane da Silva, assistente social que faz parte do CMDCA de Presidente Tancredo Neves, a atuação da CFR-PTN fortalece os direitos dos mais jovens – por isso a escola foi selecionada e contou com o apoio do conselho do município. “O projeto de formação de jovens empresários rurais desenvolve estratégias que funcionam como fatores de prevenção para possíveis violações de direitos, garantindo a proteção integral, fundamental para o desenvolvimento dos beneficiados”, diz ela.

Já a seleção pelo edital da Fundação Cargill tem como objetivo amplificar os impactos sociais já gerados pela Casa Familiar nas áreas da alimentação e da agricultura. Para isso, os recursos doados irão incentivar em especial os Projetos Educativo-Produtivos (PEPs) implantados pelos jovens em formação. Projetos nos quais os estudantes recebem apoio e recursos para implementar atividades produtivas nas propriedades onde moram, como plantios de banana, hortaliças ou produção de mel. Dessa forma, eles influenciam a produção de alimentos seguros, sustentáveis e acessíveis no Baixo Sul da Bahia, ajudando a criar um sistema alimentar mais resiliente na região.