Fundação presta consultoria em ESG para a Horiens

FNO está contribuindo com o posicionamento e o programa ESG da empresa

A Fundação Norberto Odebrecht (FNO) foi contratada pela Horiens, empresa voltada à gestão de riscos e seguros corporativos, para realizar o trabalho de consultoria técnica de fortalecimento da agenda ESG da companhia. Com o objetivo de aprimorar os compromissos nos âmbitos ambientais, sociais e de governança para a sustentabilidade assumidos pela empresa, que faz parte do Grupo Novonor, a consultoria também busca ampliar a sua contribuição frente aos desafios socioambientais que afetam o Brasil e o mundo.

Entrevistas presenciais com lideranças da organização foram fundamentais para a conclusão da fase de diagnóstico.

Para Fernanda Antonelli, diretora de Pessoas, Comunicação e MKT na Horiens e líder desta agenda na empresa, a escolha da FNO como parceira foi natural devido ao know-how da instituição. “Temos dentro de casa uma fundação com uma experiência de décadas na área. Isso é muito positivo e nos dá segurança para avançarmos nessa agenda tão importante para nós. Sabemos do nosso papel como empresa para a sociedade e entendemos que a agenda de ESG hoje é intrínseca à estratégia e perpetuidade de negócio”, afirmou.

A primeira fase da consultoria começou a partir da pesquisa sobre as percepções dos integrantes quanto às questões de sustentabilidade. “Com este passo, estamos identificando os riscos e oportunidades ligados à estratégia ESG da empresa”, explica Cristiane Nascimento, gerente de Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na FNO. Um questionário online para integrantes, a leitura de documentos estratégicos da empresa e entrevistas presenciais com lideranças da organização foram fundamentais para a conclusão da fase de diagnóstico.

Estratégia ESG

Em seguida, a consultoria prestada pela Fundação deve se debruçar sobre a nova postura da empresa. “A partir do diagnóstico, iremos mapear temas nos quais será possível aprimorar o posicionamento da seguradora e sugerir a definição de um programa estruturado em ESG”, diz Claudia Pimentel, coordenadora de Sustentabilidade da FNO que também participa do projeto. Como toda estratégia ESG, estes esforços coincidem na intenção de gerar transformação social a partir da atuação da empresa. “Com a construção deste planejamento estratégico de sustentabilidade, queremos alavancar as boas práticas já exercidas na Horiens, e ajudar a empresa a se transformar em um parceiro ainda mais forte na busca pelo desenvolvimento sustentável”, finaliza Cristiane.

As atividades da consultoria técnica para ESG realizadas pela Fundação estão previstas para aconteceram até o segundo trimestre de 2024.