OEC lança programa de voluntariado em parceria com a Fundação

Programa VOCÊ foi lançado ontem (9) em evento online com 80 participantes

A OEC e a Fundação Norberto Odebrecht (FNO) lançaram, nesta quarta-feira (9), o programa de voluntariado VOCÊ, que vai promover mentorias de vida e carreira entre integrantes da empresa de construção civil e jovens da zona rural da Bahia. O kick-off da iniciativa aconteceu em um evento online com a participação de mais de 80 pessoas, entre elas integrantes da OEC, Novonor, Fundação, Casas Familiares e jovens beneficiários do Programa Social da Fundação que serão mentorados no programa.

O encontro foi iniciado com uma fala de Maurício Cruz, líder de Negócio na OEC. “Norberto Odebrecht, fundador do Grupo Novonor, teve um legado fantástico enquanto engenheiro, mas também contribuindo para a formação de jovens e apoiando áreas que precisavam de desenvolvimento”, disse ele. Para Maurício, o lançamento do programa de voluntariado é resultado dos compromissos da empresa com uma atuação ESG em homenagem a este legado. “[A realização do programa de voluntariado] é a nossa devolução, nossa contrapartida, por tudo aquilo que ele realizou”, comentou.

Pessoas em uma reunião online
80 pessoas participaram do lançamento online do programa de voluntariado VOCÊ

Em seguida, falas de Fábio Wanderley, superintendente da Fundação, e de Ludmila Lavigne, responsável por Planejamento e Pessoas na OEC, abordaram o impacto esperado com a iniciativa. “Na Fundação, nós desenvolvemos soluções de impacto para organizações, empresas e pessoas. Por isso, não demoramos em responder ao chamado da OEC para construção de um programa de voluntariado que conectasse realidades distintas e promovesse troca de conhecimentos, empatia e solidariedade”, explicou Fábio.

Já para Ludmila, que também faz parte do Conselho de Curadores da FNO, a importância de incentivar a solidariedade foi chave para a construção do VOCÊ: “o Brasil é um país que ainda pode ampliar a cultura do voluntariado. E um projeto como este é uma oportunidade de incentivar nossos integrantes, na OEC, a contribuírem para o desenvolvimento sustentável, além de aproximá-los do trabalho realizado pela Fundação Norberto Odebrecht”, disse. “Quando começamos um voluntariado, é porque desejamos apoiar, contribuir com alguém. Mas o ganho para nós mesmos é ainda maior”, opinou ela.

Interação

O lançamento do programa ainda contou com um quiz participativo sobre a Nossa Cultura [conheça mais aqui!] e muita interação entre mentores e mentorados. A partir de perguntas feita pela mediadora, os presentes se apresentaram, comentaram suas expectativas para o programa de voluntariado e compartilharam algumas de suas experiências de vida. Para Henrique Rodrigues, integrante da área jurídica da OEC, o objetivo é viver um intercâmbio de experiências com seu mentorado, Elias Nascimento.  “Será uma troca, pois todos nós carregamos sonhos. Eles [os jovens] podem nos ajudar a sonhar, nos reenergizar. E nós podemos ajudá-los com orientação, com capacitação”, explicou.

Jovens sorriem vestidos com uma camisa escrito 'VOCÊ'
Jovens da CFAF e das outras Casas Familiares parceiras da Fundação serão mentorados por integrantes da OEC

Quem também deseja aprender é Cibelle Pereira, de 17 anos, que estuda na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e será uma das jovens que serão apoiadas para criar seu plano de vida e carreira. “Eu tenho dois sonhos: fazer faculdade, de zootecnia ou de engenharia agrônoma, e viajar o mundo, conhecendo outros países e compartilhando a minha experiência como uma jovem filha de agricultores familiares”, disse ela, que espera contar com o apoio de seu mentor, Lucas Barbosa, para alcançar seus objetivos.

O VOCÊ vai acontecer ao longo de 4 meses, durante os quais mentores e mentorados terão cinco encontros feitos de forma online. Em abril de 2023, o programa será encerrado com um evento de culminância entre os participantes.