Fundação participa do Festival ABCR 2024

A 16ª edição do maior evento de captação de recursos da América Latina promoveu debates entre instituições do terceiro setor

A Fundação Norberto Odebrecht participou da 16ª edição do Festival ABCR, evento promovido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos nos últimos dias 1 e 2 de julho na cidade de São Paulo (SP). Reconhecido como o maior evento de captação de recursos da América Latina e uma das principais conferências globais nesse campo, a edição de 2024 teve como foco a liderança e inovação na captação de recursos, reunindo representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo Brasil.

Para Adelcio Menezes, responsável pela área de Parcerias e representante da FNO no festival, a participação no evento é de extrema relevância, ao oferecer uma plataforma essencial para interação e diálogo com outras instituições. "Pudemos compartilhar nossas experiências e cases de sucesso, uma troca vital para oxigenar nosso trabalho. Além disso, o evento nos proporcionou uma visão comparativa de práticas e nos atualizou sobre as mais recentes inovações no campo da captação de recursos", enfatiza.

Ele conclui, ainda, que encontros como esse colaboram para potencializar o impacto social da Fundação e ampliar a sua contribuição positiva para as comunidades beneficiadas. "Absorvemos conhecimentos valiosos e retornamos com ideias renovadas para fortalecer ainda mais a captação de recursos dentro da nossa área de Parcerias, com o objetivo de viabilizar doações tanto para a Fundação quanto para as instituições parceiras", afirma Adelcio.

Também estiveram presentes no evento representantes das três Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, parceiras da Fundação na execução do seu programa social, o PDCIS. Segundo Thales Lima, diretor da Casa Familiar Rural Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), esses dois dias de imersão proporcionaram reflexões profundas acerca do olhar do investidor e qual abordagem utilizar para atraí-los.

“Refletir sobre como nossos projetos são apresentados e compreender o que realmente interessa ao investidor é fundamental para fortalecer nosso trabalho. Durante o evento, discutimos sobre inclusão produtiva, uma área na qual temos experiência e confiança de que estamos desempenhando bem", afirmou Thales.

O Festival

O Festival ABCR 2024 contou com mais de 70 palestras simultâneas distribuídas em nove palcos e estruturadas em 5 eixos temáticos, além de encontros de mentoria, masterclasses, presença de expositores e uma área de exposições abrangente; nesta edição, bateu o recorde de participantes, com mais de mil pessoas inscritas de todas as regiões brasileiras. Para saber mais sobre o Festival ABCR, clique aqui.

A ABCR

A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma organização sem fins lucrativos composta por captadores e mobilizadores de recursos e que tem como principal objetivo estabelecer uma ampla rede nacional, fortalecendo os laços entre os profissionais que atuam na área e propiciando condições para o intercâmbio técnico, a troca de experiências e o desenvolvimento comum da profissão. Criada em 1999, a ABCR tem como missão promover, desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos, vista hoje como um dos grandes desafios do terceiro setor.

2018 - 2024. Fundação Norberto Odebrecht. Todos os direitos reservados.