Copa do Mundo é tema da 18ª edição da campanha Tributo ao Futuro

Iniciativa da Fundação Norberto Odebrecht convoca sociedade a fazer ‘Um Gol de Placa pela Educação’

O clima de união, alegria e superação que motiva os brasileiros em época de Copa do Mundo também pode ser mobilizado para fazer o bem. Este é o mote que orienta a 18ª edição do Tributo ao Futuro, campanha beneficente realizada pela Fundação Norberto Odebrecht para arrecadar doações para escolas da zona rural da Bahia. Com o slogan Um Gol de Placa pela Educação, a iniciativa que engaja a sociedade e integrantes de todo o Grupo Novonor foi lançada hoje (27) em um evento ao vivo transmitido na Arena Fonte Nova, com a participação de jovens beneficiados, doadores e apresentado pela jornalista Patrícia Abreu.

As três instituições apoiadas formam filhos de agricultores familiares em cursos técnicos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio. São elas a Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I). A formação dada pelas escolas aos alunos é totalmente gratuita - por isso, elas dependem do apoio de doadores e empresas para seguir beneficiando jovens e adolescentes.

Ana Mirela Silva é uma delas. A adolescente de 16 anos não sabia que profissão queria seguir. Mas depois de ouvir de uma colega que na zona rural não teria futuro, ela decidiu mostrar que era possível ficar no campo com dignidade, vivendo da agricultura como seus pais. Agora, ela conta com a Casa Familiar Agroflorestal, onde estuda, para alcançar este objetivo. “Estar aqui mudou meu pensamento, já aprendi muito. A Casa permite que o jovem cresça e se torne um empreendedor rural no futuro”, diz.

Quatro jovens se abraçam
Trabalho em equipe e união fazem a diferença no esporte e na educação

É possível doar qualquer valor através do site www.tributoaofuturo.com. Além de contribuir com a formação dos adolescentes, principal objetivo da campanha, o doador poderá obter um benefício fiscal: se declarar o Imposto de Renda no formulário completo, é possível abater o montante doado na Declaração Anual do ano que vem, diminuindo o imposto a pagar ou aumentando a restituição em 2023. Para ter o benefício, a doação não deve ultrapassar o limite de até 6% do imposto devido pelo contribuinte (clique aqui e descubra o quanto você pode doar).

Caminho da doação

Os recursos arrecadados pelo Tributo ao Futuro vão para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FIA) das cidades onde estão as escolas que realizam os projetos: Igrapiúna, Nilo Peçanha e Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul baiano. As três unidades de ensino apoiadas são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação da Bahia, além de fazerem parte do Programa de Escolas Associadas da UNESCO.

Elas também são parceiras da Fundação Norberto Odebrecht na realização do PDCIS, programa social de impactos comprovados criado em 2003 no Baixo Sul da Bahia que fortalece a agricultura familiar e o protagonismo juvenil, respeitando a vocação das comunidades para alavancar crescimento econômico em harmonia com o meio ambiente. Só em 2021, a tecnologia social – disponível para ser reaplicada em outros contextos de desigualdades - beneficiou mais de 26 mil pessoas.