Arrecadação histórica marca Tributo ao Futuro 2023

Resultados da última campanha apresentam a maior quantia já arrecadada e reforçam a cultura da solidariedade dentro do Grupo Novonor

A campanha beneficia adolescentes da zona rural do Baixo Sul da Bahia

Comprovando a premissa do slogan da sua última edição, “20 anos impactando vidas que transformam o amanhã”, o Tributo ao Futuro 2023 foi um sucesso, superando os números das últimas campanhas e chegando à marca histórica de R$ 7,4 milhões arrecadados. Este valor é resultado da contribuição de 1.712 pessoas físicas e jurídicas, sendo 1.459 integrantes do Grupo Novonor e R$ 5,3 milhões arrecadados via empresas, demonstrando a força da solidariedade na busca pela transformação social.

“A campanha do Tributo ao Futuro é uma forma de cada um de nós ir além dos nossos círculos e fazer mais para melhorar a vida de outras pessoas. Trata-se de uma ação humanista”, declarou Héctor Núñez, Diretor-Presidente da Novonor, em comunicado enviado aos integrantes durante a campanha. Iniciativa da Fundação Norberto Odebrecht, o Tributo ao Futuro arrecada recursos para ajudar a levar uma educação de qualidade a jovens da zona rural do Baixo Sul da Bahia. Estas contribuições apoiam a formação dos estudantes das Casas Familiares, escolas parceiras na aplicação do PDCIS, programa social da Fundação que completou 20 anos em 2023 e inspirou o tema da campanha.

Fabio Wanderley, superintendente da Fundação, não esconde a felicidade com os resultados alcançados: “Nós agradecemos o apoio de todas as lideranças do Grupo Novonor e a doação de cada integrante, das pessoas físicas e também jurídicas. A campanha superou as expectativas e continua sendo um case de sucesso de captação no terceiro setor.”

Um dos grupos responsáveis pelo engajamento da iniciativa são os Agentes do Futuro, integrantes voluntários que apoiam e impulsionam a mobilização dentro dos Negócios da Novonor. Voluntária há alguns anos e responsável por engajar centenas de colegas na última campanha, Rhana Leticia Tavares, da Prosub/OEC, afirma que participar é uma oportunidade única de impactar vidas de uma forma positiva. “Receber o retorno de que nosso trabalho trouxe bons resultados é gratificante demais, porque significa que contribuímos para o acesso a oportunidades educacionais que proporcionam mais esperança para o futuro.”

Doar para educar

Com o apoio do Tributo ao Futuro, 337 alunos das Casas Familiares estiveram em formação em 2023

Exemplificando o impacto das contribuições, as doações do ano de 2022 fomentaram, em 2023, a educação e desenvolvimento sustentável nas comunidades dos 337 alunos das Casas Familiares, a partir da implantação de tecnologias sociais que proporcionam uma melhoria das condições de vida na zona rural.

Como exemplo, no ano passado estes estudantes realizaram 307 ações multiplicadoras, que propiciaram o compartilhamento de conhecimento para mais de 7 mil pessoas, sendo a maioria membros das suas famílias e agricultores de comunidades locais. Além disso, foram implantados 427 Projetos Educativo-Produtivos, prática rural que colabora diretamente na aprendizagem prática dos alunos e estimula o crescimento das suas rendas mensais.

Doadores: lembrem-se do benefício fiscal!

Por ser uma iniciativa que apoia projetos incentivados via Fundos Municipais da Infância e Adolescência (FIA), quem doa para o Tributo ao Futuro pode declarar a doação no Imposto de Renda (IRPF) 2024 e obter um benefício fiscal, caso use o formulário completo de declaração. Por isso, todos os apoiadores da campanha podem acessar os recibos da sua doação na área do usuário no site da iniciativa. O comprovante também será enviado, até o final de janeiro, para os e-mails dos contribuintes, sendo essencial para o processo de declaração do IRPF. Caso tenha dúvidas sobre este processo, entre em contato com a equipe do Tributo ao Futuro por meio do e-mail tributoaofuturo@fundacao-no.com.