CFR-I é selecionada no Criança Esperança pela segunda vez

Escola é mais uma das Casas Familiares do Baixo Sul contempladas pela iniciativa da Rede Globo

Tags: CFRI-I

A Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), escola rural parceira da Fundação Norberto Odebrecht na realização do seu Programa Social, é uma das organizações selecionadas pelo Criança Esperança 2022, iniciativa da Rede Globo em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O anúncio aconteceu nesta segunda, dia 15, em uma reportagem transmitida na programação da emissora para todo o Brasil. Esta é a segunda vez que a instituição foi contemplada pelo edital.

“Este é um grande reconhecimento. Isso mostra que nós continuamos desempenhando um trabalho impactante, em sinergia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, diz Francisvaldo Roza, diretor da instituição. “[Ser contemplado pela campanha] evidencia que estamos no caminho certo. Com o apoio de todos os nossos parceiros, como a Fundação e, agora, também com o Criança Esperança, continuaremos gerando impacto social em nossa região”, diz. A CFR-I celebra, este ano, 15 anos de atuação formando jovens agricultores rurais no Ensino Médio integrado ao curso técnico em Agronegócio.

Um jovem negro fala em uma entrevista
Kaíque, jovem estudante na Casa Familiar Rural de Igrapiúna, criou duas invenções para facilitar a vida de sua família.
Veja o vídeo e entenda!

Com o slogan “Educação é nossa esperança”, esta edição do Criança Esperança premiou 71 instituições espalhadas por todo o Brasil – 22 delas, pela primeira vez – com cerca de R$ 300 mil. No caso da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, o aporte será utilizado em 2023 para custear gastos com alimentação, recursos humanos, transporte e manutenção de equipamentos na formação dos estudantes. Você sabia que outras Casas Familiares parceiras do PDCIS também já foram contempladas pelo Criança Esperança? Relembre aqui!

Para Fabio Wanderley, superintendente da Fundação Norberto Odebrecht, a premiação da CFR-I (e de outras instituições) pela iniciativa é prova da diferenciação destas instituições dentro do Terceiro Setor. “Além de gerar um impacto social transformador, a Casa Familiar possui uma gestão eficiente, com capacidade de agregar parceiros e investidores sociais pelo bem comum. Esta robustez, é claro, é fruto de um largo processo protagonizado pela instituição e pelas próprias comunidades beneficiadas. Ficamos felizes de ter contribuído e seguir contribuindo para fortalecer este potencial durante os 15 anos da instituição”, explica.

Histórias transformadoras

A história do jovem Kaique dos Santos, que está no 1º ano de formação CFR-I, foi destaque na reportagem da premiação. Com 17 anos, o menino já é um inventor. A partir de suas experiências ajudando a mãe nas plantações e o pai em uma oficina mecânica, o jovem criou uma chocadeira de papelão (para ovos de galinha), que funciona mesmo sem energia elétrica; e um sistema de canos que permite a chegada de água encanada na casa de forma sustentável – antes, era necessário usar uma bomba.

O potencial e a criatividade de Kaique estão sendo potencializados com a educação na Casa Familiar, onde também participa de estudos e projetos ligados ao empreendedorismo e inovação. Por isso, o jovem considera a conquista do apoio do Criança Esperança pela segunda vez tão importante. “Isso dá mais oportunidade ao jovem, pois quando vão chegando mais parceiros, tem mais renda para aumentar a quantidade de estudantes e a qualidade do ensino”, diz Kaique. “Minha turma, por exemplo, foi a maior que entrou na Casa Familiar. E eu espero que nos próximos anos mais apoiadores possam dar oportunidades para que mais jovens consigam estudar”.