CFR-I sela parceria com Itaú Social

Novo apoio vai beneficiar os cerca de 100 estudantes matriculados na Casa Familiar Rural de Igrapiúna

Tags: CFRI-I

A Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) receberá recursos do Itaú Social ao longo de 2019. A partir desta nova parceria firmada, a Casa fortalece o trabalho realizado em prol da educação de jovens da zona rural do Baixo Sul da Bahia, região onde está sediada.

CFR-I firma nova parceria que auxiliará na
formação de jovens do Baixo Sul da Bahia

A conquista foi viabilizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que inscreveu a CFR-I no Edital Fundos da Infância e da Adolescência, um dos programas do Polo de Desenvolvimento Educacional do Itaú que visa contribuir com iniciativas que oferecem atendimento e acolhimento para crianças e adolescentes, capacitação e formação profissional, mobilização social e avaliação de políticas públicas.

Apoiada pela Fundação Odebrecht por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), a CFR-I beneficia, anualmente, cerca de 100 adolescentes de comunidades rurais do Baixo Sul. Na Casa, os adolescentes aprendem as disciplinas da base comum e também têm aulas práticas e teóricas. “Escolhemos a Casa Familiar pelo seu trabalho com jovens da zona rural. Muitas pessoas que moram nessa região deixam de estudar por conta da dificuldade de acesso. Nós precisamos dar vez e voz para quem mora no campo e a Casa Familiar cumpre esse papel”, afirma Jamile Nascimento, Presidente do CMDCA de Igrapiúna.

Com esta nova parceria, a CFR-I poderá custear em 2019 despesas fixas – como recursos humanos, alimentação e insumos para as aulas práticas dos jovens – e, também, comprar um veículo que será utilizado para transportar os educadores durante suas visitas de acompanhamento aos estudantes que estão em alternância em suas propriedades.

Você sabia? As Casas Familiares apoiadas pela Fundação Odebrecht utilizam a Pedagogia da Alternância como metodologia de ensino. Nela, o aluno passa uma semana em tempo integral na escola, tendo aulas práticas e teóricas, e duas na propriedade da família, aplicando o que aprendeu e compartilhando conhecimentos com agricultores de sua região.

“Vemos esse apoio como a abertura de oportunidades, pois é um novo investidor para a Casa. Essa conquista fortalece nossa instituição e, também, a relação que temos com o município de Igrapiúna”, comenta Francisvaldo Roza, diretor da CFR-I.