Casa Familiar Rural de Igrapiúna completa 15 anos

Instituição já beneficiou mais de 300 jovens da zona rural e suas famílias

Tags: CFRI-I

Em 2007, Sabina de Jesus apostou em uma nova oportunidade: entrar na Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), então recém-criada, e se formar no curso técnico de Agronegócio oferecido pela escola. Ela foi uma das estudantes da primeira turma da instituição, que hoje (26) completa 15 anos. “A Casa foi um horizonte que se abriu para mim. E sei que eu e minha turma também abrimos os caminhos para que muitas outras pessoas começassem a ser empreendedores rurais depois da experiência aqui”, conta ela.

A agricultora de 31 anos acabou de concluir o Ensino Superior em Enfermagem e é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igrapiúna. Para alcançar todas essas conquistas, foram muitos aprendizados e desafios superados. Uma história similar à da instituição que a formou. Desde 2007, a CFR-I passou por muitas mudanças: 6 anos após sua criação, obteve o credenciamento para seu curso integrado, que também inclui o currículo nacional do Ensino Médio; um ano depois, pôde inaugurar sua nova sede, ofertando mais conforto e infraestrutura aos estudantes.

Durante os 15 anos, recebeu reconhecimentos, prêmios e o apoio de diversos investidores sociais e parceiros institucionais, a exemplo da Braskem e Michelin. Em 2020 e 2021, lidou com os efeitos da pandemia, mas seguiu fortalecendo jovens e suas famílias por meio da educação. “Trata-se de uma trajetória bem vivida, que demonstra o potencial para a longevidade”. É o que afirma Francisvaldo Roza, diretor da instituição. “Ao longo destes 15 anos, aprendemos muito. Precisamos nos adaptar em diversos momentos e, por isso, hoje estamos mais maduros em nosso propósito. Com um trabalho a várias mãos – sociedade civil, as comunidades, os estudantes, parceiros investidores, poder público – estamos evoluindo cada dia mais”, completa.

Um grupo de dezenas de pessoas sorri no I Encontro de Egressos da CFR-I
I Encontro de Egressos da instituição fez parte da celebração dos 15 anos da Casa Familiar

Desde 2007, a CFR-I já formou mais de 300 estudantes. “E eu desejo que a Casa cresça e ganhe o mundo. Que cada dia mais, possamos fabricar mais oportunidades e ajudar centenas de jovens a realizar seus sonhos”, opina Francisvaldo. Em clima de comemoração, a Casa Familiar realizou o I Encontro de Egressos, com jovens formados desde a primeira turma da instituição; tem produzido e divulgado uma série de depoimentos de personagens importantes de sua história (clique aqui e confira) e vai promover, no dia 29, um evento de comemoração com os jovens, associados, integrantes e outros membros da comunidade escolar.

Transformação de uma região

O maior legado da Casa Familiar são os próprios jovens que se formaram nela. É nisso que acredita Perivane Santos, analista de Projetos na CFR-I. “Os maiores resultados que a Casa proporciona na vida destes jovens não podem ser traduzidos apenas em um relatório, em uma fotografia. O maior impacto é a transformação enquanto pessoa e cidadão”, diz ele. Sabina, que viveu esta mudança diretamente, concorda. “Ver a CFR-I hoje é a certeza de que aquele sonho que tínhamos em 2007 está concretizado”, opina.

Para Aline Novais, monitora do 3º ano na escola, essa transformação observada nos jovens também potencializa a mudança nas comunidades do entorno. “A cada turma que se forma, é uma emoção e felicidade muito grandes. Porque nos damos conta de que não ajudamos apenas a construir uma escola - nós ajudamos também a construir o Baixo Sul da Bahia”, opina ela. “A Casa tem um papel fundamental na história da região. É a certeza de que a educação é o que move qualquer lugar”.

A relação com as comunidades do entorno é outra força da Casa Familiar Rural de Igrapiúna: a instituição faz parte do PDCIS, Programa Social coordenado pela Fundação Norberto Odebrecht, desde sua criação. Com o foco na formação de uma nova geração de empresários rurais, a escola contribui para promoção do desenvolvimento territorial sustentável, fortalecendo a agricultura familiar em harmonia com o meio ambiente e com inclusão – objetivos do Programa.

“A parceria com a CFR-I é motivo de orgulho para a Fundação”, conta Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na organização. “Não só apoiamos a criação da Casa, como, durante todos estes anos, fortalecemos a gestão da instituição. É uma honra testemunhar como nosso apoio pôde impulsionar o alcance dos resultados transformadores que celebramos hoje, no aniversário da escola”, diz ela.