4 atitudes para preservar o Meio Ambiente

No Mês do Meio Ambiente, conheça ações simples que podem promover grandes mudanças

O Mês do Meio Ambiente marca os esforços de pessoas de todo o mundo para promover e divulgar a conservação ambiental. Neste período, organizações, indivíduos, empresas e governos se unem para debater uma questão fundamental – e urgente. Como é possível garantirmos o uso consciente e sustentável dos recursos naturais disponíveis e criarmos uma relação harmônica com a natureza, a fauna e a flora?

Apesar de soar como um tema para qual pessoas comuns têm pouco a contribuir, isso não poderia estar mais longe da realidade. A busca por sustentabilidade é um dever de todos. E atitudes pequenas que podem ser praticadas cotidianamente têm grande potencial para colaborar para este objetivo. Por isso, a Fundação Norberto Odebrecht separou quatro ações que qualquer pessoa pode tomar para fazer sua parte para a conservação do meio ambiente. Confira:

1.    Plante uma árvore

Plantar árvores é uma ação bastante prática que pode ser feita até dentro de casa! É possível fazer o plantio em um jardim ou quintal; ou ainda em espaços públicos, como praças e canteiros da sua cidade. Ao planejar um plantio, dê preferência para árvores nativas do bioma no qual você mora e escolha um local que tenha acesso ao sol, para que sua planta tenha mais chances de crescer. Lembre-se ainda de seguir regando as mudas ou sementes por algum tempo até que elas se fixem no solo!

Plantar árvores é uma das ações desenvolvidas na frente de Conservação Ambiental do PDCIS, o programa social da Fundação Norberto Odebrecht, para garantir a recuperação do meio ambiente. Saiba mais sobre como a conservação ambiental é parte de um esforço integrado em prol do desenvolvimento territorial sustentável aqui.

Uma árvore.
Plantar árvores é uma forma simples de ajudar
a criar um futuro mais sustentável

2.    Fale com alguém sobre como conservar o meio ambiente

A educação é o caminho mais duradouro para qualquer mudança. Afinal, ao conscientizarmos outras pessoas sobre a importância de conservar o meio ambiente, multiplicamos o impacto positivo de nossas ações. Para fazer isso, você pode indicar que amigos, familiares e pessoas da sua comunidade assistam a um filme ou série que fale sobre o respeito à natureza; ou incentivar práticas sustentáveis, como o bom uso de recursos naturais e a reciclagem, em seu trabalho ou ambiente de estudos. Outra opção é para depois da pandemia: levar filhos, netos e outros jovens que você conhece para passear e conhecer a natureza perto de onde você vive!

Em parceria com as Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, a Fundação Norberto Odebrecht apoia o ensino técnico de jovens e incentiva o protagonismo juvenil, para que estes estudantes possam compartilhar conhecimento sobre sustentabilidade com suas famílias e se tornarem líderes em suas comunidades. Este apoio é fundamental para a frente de Educação para o Desenvolvimento Sustentável do PDCIS, o programa social da Fundação.

3.    Não deixe o lixo tomar a natureza

Que tal retirar lixo e outros materiais que estejam poluindo um rio ou lago perto de você? A poluição causa prejuízos para a fauna e a flora que vivem em corpos d’água e precisam deles para viver, além de atrapalhar que comunidades possam usar o rio ou lago para pescar, se transportar ou se divertir de forma sustentável. Fazer isso pode ser muito simples: sozinho ou com mais pessoas, leve sacos de lixo e, usando luvas, retire plásticos, embalagens, garrafas, papéis e outros materiais que tenham sido jogados no local.

Também é possível entrar em contato com órgãos municipais ou estaduais para pedir ajuda na limpeza das águas. Depois da limpeza, você ainda pode levar o lixo reciclável que encontrou para uma cooperativa de reciclagem e ajudar ainda mais o meio ambiente!

A limpeza do local é um dos passos para a recuperação de nascentes, prática que está presente na frente de Conservação Ambiental do PDCIS. Só em 2020, 56 nascentes foram recuperadas por organizações parceiras da Fundação no Baixo Sul da Bahia, o que contribuiu para que diversos produtores rurais passassem a ter uma relação mais harmônica com a natureza, produzindo de forma mais sustentável.

Duas mãos seguram um fruto de cacau cortado
Consumir produtos orgânicos incentiva a agricultura sustentável

4.    Consuma produtos orgânicos

Orgânicos são aqueles alimentos produzidos de forma sustentável, sem prejudicar o ecossistema local. Alguns exemplos de práticas usadas na produção orgânica são: evitar o uso de contaminantes, reciclar os resíduos gerados e promover boas condições de vida para os animais. Por isso, ao escolher produtos orgânicos quando vai ao supermercado, você contribui para diminuir o uso de agrotóxicos, o respeito à natureza e apoia a agricultura familiar sustentável!

O programa social da Fundação Norberto Odebrecht incentiva a Certificação Orgânica de produtores beneficiados para promover o desenvolvimento econômico, a conservação ambiental e a cidadania nas comunidades atendidas. Saiba mais sobre as práticas citadas nesta matéria e o PDCIS aqui. Se você é um gestor público ou investidor social, você ainda pode contribuir para que estas ações cheguem a mais pessoas entrando em contato e solicitando acesso à versão de reaplicação do programa.

Juntos, podemos transformar e melhorar a vida no planeta. Escolha uma atitude para colocar em prática hoje mesmo!