CFAF inicia projeto de promoção dos ODS com universidade federal

‘Ciclo de Vivências e Conexões Socioambientais’ acontece em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

A Casa Familiar Agroflorestal (CFAF) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) iniciaram um projeto de extensão que busca promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Baixo Sul da Bahia. Intitulado Ciclo de Vivências e Conexões Socioambientais, o projeto consiste na produção de materiais para informar comunidades sobre problemas como queimadas, poluição das águas e dos cursos d’água e desmatamento. Apresentando conteúdo de conscientização nas redes sociais, a iniciativa conjunta busca contribuir para impedir e diminuir essas práticas, que prejudicam o homem, o meio ambiente e a sociedade.

O projeto é realizado junto ao Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões dos Saberes Socioambientais, um grupo interdisciplinar da universidade que realiza ações de extensão junto às comunidades locais.  A participação dos adolescentes da CFAF no Ciclo de Vivências funciona como um estágio, e é uma oportunidade importante para que os estudantes coloquem em prática o que aprendem na escola sobre os ODS. É o que explica Rita Cardoso, diretora da CFAF. “Ter a universidade como parceira contribui muito para a formação dos jovens. Nosso objetivo é que eles sejam despertados para o mundo da pesquisa e extensão e possam também compartilhar suas experiências nesses espaços”, conta.

A CFAF é uma escola rural parceira da Fundação Norberto Odebrecht na realização do PDCIS, tecnologia social que promove o desenvolvimento territorial sustentável em regiões de vulnerabilidades por meio de seis frentes de atuação: educação para o desenvolvimento sustentável; desenvolvimento econômico; inovação e tecnologia; coesão e mobilização social; conservação ambiental e cidadania e governança.

Para realizar o Ciclo de Vivências, estudantes dos quatro anos de formação compuseram equipes com bolsistas da universidade. São quatro times, todos nomeados a partir de culturas regionais do Baixo Sul da Bahia: Cacau, Dendê, Guaraná e Pimenta do Reino. Wendel Caíque Assunção, estudante do 3º ano da Casa Familiar, faz parte da equipe Guaraná e já está participando da produção dos materiais. “Pensamos em algo com que as pessoas têm facilidade, que são as redes sociais, e estamos gravando uma série de vídeos curtos mostrando o que acontece quando se queima o solo”, diz. “Os prejuízos das queimadas são maiores do que as pessoas imaginam. Não só para elas mesmas, mas para todo o meio ambiente e para as futuras gerações”, acrescenta.

O projeto também promove a troca de conhecimentos entre a Casa Familiar e a universidade

Neemias Batista, também do 3º ano, conta que o contato com a universidade tem sido uma experiência muito significativa: “quando a gente junta os dois [a escola e a universidade], a gente consegue trazer novos conhecimentos para nossa comunidade. Estamos convivendo com outros colegas e isso é fundamental para desenvolver o lugar onde moramos”. A parceria entre as organizações já havia sido estabelecida em outras ocasiões, como na série de lives realizadas no ano passado pela UFRB, que contou com a audiência de estudantes da Casa.

Professor tutor do PET Conexões de Saberes Socioambientais, Alexandre Almassy coordena a iniciativa e acredita no potencial da conexão entre as instituições de ensino. “Percebemos a sólida formação que a Casa oferece e vemos o potencial desses adolescentes em seguir pesquisando até ingressar no Ensino Superior”, diz. Para ele, a convivência também ensina muito aos professores e bolsistas da universidade. “O projeto não é só pelo conhecimento técnico, há uma troca de vivências. Estamos vivendo a realidade das comunidades onde os jovens moram e auxiliando-os a mudá-la para melhor”.

Inovação e Tecnologia

Apostar na inovação é uma parte essencial do PDCIS, o Programa Social coordenado pela Fundação. Só em 2020, as instituições parceiras na execução do Programa realizaram mais de 8 parcerias com instituições de ensino como o IF Baiano, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) para auxiliar em pesquisa e desenvolvimento.

Também no ano passado, 5 artigos científicos foram publicados sobre as práticas e atuação do instituições parceiras na realização do PDCIS. Além disso, outras ações de inovação dentro do Programa Social foram: o lançamento de produtos apícolas oriundos do laboratório da Casa Familiar Agroflorestal (CFAF) e a implantação de novos cultivos, como o da Pitaya.