Desenvolvimento econômico: resultados 2020

Quase duas mil toneladas de alimentos foram produzidas em 2020 por agricultores associados à cooperativa parceira da Fundação Odebrecht

Na contramão da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, o setor de alimentos registrou crescimento no ano de 2020. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), houve um aumento de 0,8% em faturamento e 2,7% em produção física no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2019.

Em 2020, a Coopatan atingiu o marco de 1.841 toneladas de alimentos
produzidas e um faturamento anual de R$ 15 milhões

No âmbito do PDCIS, Programa Social da Fundação Odebrecht, a cooperativa agrícola parceira reforça esse dado. A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), que celebrou 20 anos em 2020, atingiu o marco de 1.841 toneladas de alimentos produzidas por seus agricultores associados e um faturamento anual superior a R$ 19,5 milhões.

Com 354 produtores rurais cooperados, a Coopatan também selou novas parcerias comerciais com o Grupo Extra, Sam’s Club e Novo Mix na região Nordeste e apostou na inovação e tecnologia para aprimorar processos. Com o apoio da Fundação Odebrecht via projeto de inovação da Ocyan, empresa do Grupo Novonor, e consultoria da Innoscience, a Coopatan contratou startup para buscar melhorias na sua gestão.

Os bons resultados evidenciam que o modelo do cooperativismo pode dar certo quando existe o comprometimento dos associados e as condições necessárias para produção agrícola. “Mesmo em um momento de crise, nós conseguimos manter nossas entregas e isso traz confiança para a rede varejista, além de mostrar a qualidade e a força da agricultura familiar”, afirmou Juscelino Macedo, presidente da Coopatan e um dos fundadores da instituição.

Continue acompanhando os canais da Fundação Odebrecht para saber mais sobre os resultados de 2020.