Empreendedorismo rural: uma solução ESG para o setor público e privado

Leia artigo de Fabio Wanderley, superintendente da Fundação Norberto Odebrecht

O compromisso com práticas sustentáveis nunca foi tão valorizado pela sociedade. A pesquisa Global Consumer Pulse da Accenture Strategy, de 2019, mostra que 86% dos consumidores acreditam que ações ESG (Environmental, Social and Governance) são benéficas para as empresas e 83% querem comprar de marcas que tenham propósitos alinhados aos seus.

Por isso, além da preocupação com a realização de serviços, os setores privado e público estão cada vez mais pressionados a estruturar ações sociais, ambientais e de governança que gerem impacto positivo caso queiram manter a sua relevância diante de clientes e sociedade em geral.

O Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) é uma tecnologia social criada pela Fundação Norberto Odebrecht (FNO) que tem ajudado empresas, prefeituras e investidores do terceiro setor a ampliarem seus impactos sociais através do fortalecimento da agricultura familiar e do empreendedorismo rural em regiões de vulnerabilidade.

Baixo Sul da Bahia: o início de tudo

Com resultados comprovados, a atuação do PDCIS ocorre desde 2003 no Baixo Sul da Bahia sob a coordenação da FNO. A região foi escolhida como primeira a receber o programa por apresentar baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e outros indicadores de carências sociais que, à época de criação do PDCIS, já sofria com o êxodo rural e com a falta de perspectivas do jovem para continuidade de sua educação e vida profissional. Aspectos que contrastavam com a grande riqueza ambiental e vocação agrícola da região.

Essa realidade, no entanto, vem sendo modificada com ações voltadas à educação para o desenvolvimento sustentável, com incentivo à agricultura familiar que alavanca o crescimento econômico com inclusão social e conservação ambiental.

Esta transformação foi confirmada em uma Avaliação de Impacto realizada em 2018, que constatou transformações significativas na vida dos beneficiários. A expressão dos resultados revelou a possibilidade de contribuição do PDCIS na orientação de políticas públicas, sendo adaptado e expandido para outros contextos e realidades, ampliando o alcance e os benefícios a mais pessoas em outras regiões do país.

Alguns números de destaque do Programa no ano passado:

●    26.794 pessoas beneficiadas, em 182 comunidades, de 18 municípios;
●    7,3 mil toneladas de alimentos produzidas;
●    248 hectares preservados;
●    344 jovens em formação nas escolas rurais parceiras;
●    199 mil árvores plantadas, totalizando 525 mil desde 2012;
●    Alcance de 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nasce uma sistematização

Após a Avaliação, em 2019, a Fundação iniciou o trabalho de sistematização da sua tecnologia social, concluído em 2020. Foram oito meses para o desenvolvimento do documento, que foi coordenado pela equipe da FNO e contou com a participação de aproximadamente 20 profissionais, como engenheiros agrônomos, pedagogos, administradores, contadores, jornalistas e zootecnistas. A publicação está disponível em nosso site (www.fundacaonorbertoodebrecht.com).

Expansão responsável

Após todo o trabalho de sistematização, a Fundação deu início, em julho de 2021, à expansão do PDCIS fora do eixo do Baixo Sul da Bahia. O projeto passou a ser realizado também em Macaé, no Rio de Janeiro, em parceria com a Ocyan - empresa do Grupo Novonor, a prefeitura e a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (APAF-SANA). Até então, 30 famílias do município estão sendo beneficiadas.

A expansão do PDCIS sempre foi um anseio do fundador da FNO, Norberto Odebrecht. Sem perder a sua essência, a Fundação se coloca à serviço de gestores públicos, empresas privadas e suas lideranças, investidores e empreendedores sociais para que mais regiões possam ser beneficiadas pelos resultados deste programa social.

*Fabio Wanderley é Superintendente da Fundação Norberto Odebrecht desde 2017. Administrador pela Universidade Católica de Salvador, com MBA em Finanças Corporativas pela FGV, o executivo possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de finanças, pessoas e organização, atuando em gestão, planejamento estratégico, conformidade e sustentabilidade.