Fundação Odebrecht traz retrospectiva com resultados e destaques de 2020

O benefício direto e indireto a 12 mil pessoas é um dos destaques do último ano

No ano de 2020, a Fundação Odebrecht beneficiou direta e indiretamente 12.794 mil pessoas por meio do seu Programa Social, o PDCIS, na zona rural do Baixo Sul da Bahia. Apesar do período desafiador por conta da pandemia da Covid-19, foram atendidas 179 comunidades e impactados 15 municípios da região.

Para Fabio Wanderley, superintendente da Fundação Odebrecht, resultados como esses consolidam um trabalho que tem como foco o desenvolvimento do ser humano. “Toda atuação da Fundação sempre esteve pautada em valores sólidos, conceitos claros e princípios nobres, os quais ganham força a partir da nossa missão de ‘educar para vida, pelo trabalho, para valores e superação de limites’. A fé no homem nos move e nos orienta na direção de promover uma sociedade mais justa, solidária e com igualdade de oportunidades para todos”, afirma.

Destaques do ano

Conheça resultados de 2020 da Fundação Odebrecht

Tanto para a Fundação Odebrecht quanto para as instituições parceiras na execução do PDCIS, o ano também foi de importantes conquistas. Reforçando o hall de parcerias para o exercício de 2021, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) foi selecionada para receber recursos do Criança Esperança, campanha da Rede Globo em parceria com a UNESCO.

A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), por sua vez, firmou novas parcerias comerciais em 2020 – agora Grupo Extra, Sam’s Club e Novo Mix também disponibilizam os produtos da cooperativa na região Nordeste. E, reafirmando seu compromisso com os produtores rurais associados, a Coopatan apostou em tecnologia. Buscando por melhorias em seus processos de gestão e rastreabilidade da produção, a cooperativa participou do Ocyan Waves, iniciativa de inovação aberta da Ocyan, empresa do Grupo Novonor.

Para a Coopatan, buscar por novos processos significa “intensificar o apoio para o planejamento dos cultivos, controle de remessa para a cooperativa, rastreamento e consequentemente melhores condições de comercialização”, pontua Juscelino Macedo, Presidente da cooperativa.

Ainda como destaque do ano, a Fundação se tornou signatária da Estratégia ODS, coalizão que visa ampliar o debate acerca da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e venceu a etapa Norte e Nordeste do 46º Prêmio Aberje na categoria Sustentabilidade Organizacional com case sobre a Campanha de Comunicação da Avaliação de Impactos do PDCIS.

2020 em retrospectiva

No âmbito institucional, a Fundação deu importantes passos rumo à expansão responsável do seu Programa Social, sistematizado na publicação Como implementar o PDCIS. Norteador na história da Fundação, o documento visa colocar a Tecnologia Social da Fundação ao alcance de mais pessoas em outras regiões de vulnerabilidades.

A Fundação comemorou ainda o centenário de Norberto Odebrecht, fundador da instituição e do Grupo Novonor. Por meio de uma campanha que integrou todas as empresas do Grupo, foi possível rememorar marcos da vida de um homem que viveu à frente do seu tempo. “O legado de nosso fundador permanece vivo e queremos ser reconhecidos por preservá-lo, seguir o caminho que ele cuidadosamente traçou, os ensinamentos que deixou e seus sonhos, que são grandiosos e falam de futuro e perpetuidade”, comenta Wanderley.