Comunicação

16h40

Coopatan e e-Agro concluem projeto piloto de inovação do programa Ocyan Waves

Sistema criado pela startup paulista eAgro foi testado por produtores rurais associados à cooperativa parceira da Fundação Odebrecht

Compartilhe
Tamanho do texto

Nesta segunda-feira, 21, foi apresentada a última etapa do Ocyan Waves, iniciativa de inovação aberta da Ocyan, empresa do Grupo Novonor, junto à Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). Em parceria com a Fundação Odebrecht e com apoio da consultoria de inovação Innoscience, o projeto tinha como desafio melhorar os processos de gestão e rastreabilidade da produção da cooperativa, instituição parceira da Fundação na execução do Programa Social PDCIS

O projeto piloto foi desenvolvido pela startup paulista eAgro. Foram cerca de 120 dias de trabalho, 90 dos quais dedicados à criação desse sistema informatizado. Nove cooperados participaram da etapa de teste do piloto, composto por um dashboard em formato de aplicativo para celular, com disponibilidade de uso offline, no qual o usuário consegue ter acesso a diversas funcionalidades do sistema, como consultar um resumo de informações da sua propriedade.

Apresentação do piloto contou com representantes da Innoscience,
eAgro, Ocyan, Coopatan e Fundação Odebrecht

“Nós precisávamos realizar uma rastreabilidade completa e eficiente de forma a proporcionar ao consumidor segurança e satisfação ao consumir os produtos da cooperativa. Mas, também, era necessário viabilizar ao produtor rural o acesso a uma ferramenta prática e eficaz na gestão da propriedade. A maioria dos cooperados que participaram dos testes se mostraram animados com as funcionalidades do piloto, ainda que entendamos que podemos evoluir em alguns pontos”, comenta Juscelino Macedo, Presidente da Coopatan. Agora, finalizado o projeto piloto, a cooperativa estuda a viabilidade financeira para implementar o sistema em definitivo, ao passo que a startup aprimora os pontos identificados durante o processo que suscitaram melhorias.

Para Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação Odebrecht, a participação da Coopatan no Ocyan Waves reforça a importância da tecnologia à serviço do campo. “Pudemos ver o desenvolvimento de um sistema que vai ajudar diretamente na gestão da Coopatan, uma instituição que tem mais de 300 agricultores cooperados. Ao passo em que informatizamos os processos envolvidos, conseguimos ser mais assertivos. Ficamos muito felizes pela parceria com a Ocyan na condução desse trabalho inovador”, afirma.

Dividida em três momentos, a apresentação de conclusão do piloto contou com a participação da Innoscience, consultoria que atuou na busca por uma startup que respondesse ao desafio proposto, além de representantes da eAgro, Fundação Odebrecht, Coopatan e da Ocyan, com as presenças de Roberto Bischoff, CEO da Ocyan, e Nir Lander, responsável por Pessoas, Comunicação, Tecnologia e Administrativo na Ocyan e membro do Conselho de Curadores da Fundação, que agradeceram a todos pelo engajamento na iniciativa e reforçaram a importância de que a ferramenta se dissemine no campo para apoiar o pequeno agricultor na gestão de sua produção e aumento de confiabilidade e solidez para a cooperativa.

Continue acompanhando os canais da Fundação Odebrecht para saber mais!

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2021. Fundação Norberto Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital