Fundação Odebrecht ingressa na Estratégia ODS

Coalizão visa ampliar o debate acerca da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em novembro, a Fundação Odebrecht deu mais um importante passo que consolida sua atuação como agente do desenvolvimento sustentável. A instituição agora faz parte da Estratégia ODS, uma coalizão de organizações da sociedade civil, setor privado, governo e instituições de pesquisa que tem como objetivo ampliar e qualificar as discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Fundação Odebrecht agora é signatária da Estratégia ODS

Em sua estratégia de promover o desenvolvimento territorial sustentável a partir de seis frentes, a Fundação se conecta diretamente aos ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na busca pela superação de desafios globais como a erradicação da pobreza, em todas as suas formas e dimensões, por meio da educação do jovem para a produção no campo, no uso racional e proteção dos recursos naturais e no fortalecimento das bases da cidadania.

Para Beatriz Lepikson, responsável por Parcerias Sociais na Fundação Odebrecht, ser signatária da Estratégia ODS reforça a conexão da instituição com os Objetivos propostos pela ONU. “Ampliar e qualificar o diálogo acerca dos ODS é também um modo de alinhar nossa atuação junto ao tema. Por meio do PDCIS, nosso Programa Social, realizamos uma série de ações voltadas justamente à construção de uma sociedade mais igualitária”, comenta.

Fruto do alinhamento entre organizações ativamente envolvidas com a agenda do desenvolvimento sustentável no Brasil, a Estratégia ODS busca mobilizar e articular diferentes setores na implementação dos ODS; propor meios de implementação efetivos da Agenda 2030 no Brasil; mobilizar formadores de opinião; articular atores do setor privado para a qualificação da sua atuação; propor e fomentar políticas públicas; acompanhar o progresso de metas e indicadores no território brasileiro; e ampliar e qualificar o debate público sobre o processo de implementação dos ODS no Brasil.

Adelcio Menezes, integrante da equipe de Parcerias Sociais da Fundação, explica que esse novo passo também é mais uma forma da instituição se aproximar dos seus pares. “Nossa atuação está diretamente conectada aos ODS. Por isso, é importante para nós dialogar sobre o tema com outras instituições e atores sociais, principalmente apresentando o que o PDCIS vem realizando em aderência à Agenda 2030. Desse modo, podemos fortalecer nosso trabalho em prol do desenvolvimento sustentável”, afirma.

No Baixo Sul da Bahia, instituições parceiras da Fundação Odebrecht também ingressaram na Estratégia ODS. A Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Organização de Conservação da Terra (OCT) agora também fazem parte da coalizão, reforçando o compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e o debate acerca dos ODS.

Para saber mais sobre a Estratégia ODS, acesse: https://www.estrategiaods.org.br/sobre-a-estrategia/