Agricultura familiar do Sana é fortalecida em contrato de R$1,8 milhão para fornecimento de merenda escolar

Conquista impulsiona a economia local e beneficia estudantes e produtores rurais da região

Produtores rurais beneficiados no Rio de Janeiro pelo PDCIS, programa social da Fundação Norberto Odebrecht, foram contemplados em contrato para o fornecimento de merenda às escolas da Rede Municipal de Ensino de Macaé. Isso ocorreu por meio da aprovação da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (APAF) no edital de Chamada Pública 002/2024, da Prefeitura Municipal de Macaé e da Secretaria de Educação do município, em um acordo que totaliza cerca de 1,8 milhão de reais e estende-se até maio de 2025.

Com mais de uma década de experiência no fornecimento de merenda escolar, a APAF, fundada em 2012 com 12 associados, hoje conta com 47, dos quais muitos dependem dessa atividade como principal fonte de renda para suas famílias. “A expectativa é sempre muito grande sobre esse projeto, porque faz a ponte direta entre o agricultor e o consumidor. A maioria dos produtos da agricultura familiar são ecológicos e muito bons”, conta Julio Cesar de Souza Müler, presidente da Associação desde 2019.

O aumento do número de associados da APAF pode ser considerado como um dos resultados da implementação do PDCIS na região, que através do Planejamento Integrado da Propriedade (PIP), prática da frente de Conservação Ambiental, promove maior diversificação das culturas nas propriedades rurais dos beneficiários e difusão da comercialização dos seus produtos.

Segundo Julio, no contrato do ano passado, a APAF forneceu, só de banana, 100 toneladas para a merenda escolar. Ao longo desse ano, sob o novo contrato, 145 toneladas de banana d’água e prata serão distribuídas. Mas a oferta de alimentos frescos que vão para os pratos dos estudantes é diversa. Alface, cebolinha, couve, abacate, chuchu, cenoura, beterraba e caqui são exemplos de outros produtos encaminhados para as escolas, lista que em 2024 contará com uma novidade: a inclusão de banana passa.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, afirma que o objetivo desta chamada pública do município é beneficiar tanto os alunos das escolas municipais como os agricultores familiares locais, incentivando o desenvolvimento econômico e geração de empregos na região. “A nossa prioridade é comprar dos nossos produtores, garantindo que a merenda dos nossos alunos seja fornecida com itens de qualidade produzidos em nossa cidade”, diz.

PDCIS no Sana

A reaplicação do PDCIS no Sana, região serrana de Macaé (RJ), iniciou em 2022, graças a uma parceria da Fundação Norberto Odebrecht com a Ocyan, empresa de óleo e gás. Desenvolvido há 20 anos no Baixo Sul da Bahia, o programa socioambiental já beneficiou mais de 650 mil pessoas, e a expansão para solos cariocas tem como objetivo fomentar, através de ações de capacitação e assistência técnica, a produtividade e sustentabilidade dos plantios de pequenos produtores locais. O PDCIS é implementado na região a partir de um trabalho conjunto com a APAF, o Município de Macaé e a Associação de Proteção ao Patrimônio Ambiental e Cultural (APPAC -Tororó).