Expansão de conhecimentos

Fundação e organizações parceiras realizam ações de capacitação e transferência de conhecimento

A busca por aprimorar conhecimentos e técnicas é uma tradição dentro do PDCIS, o Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht.  Além da transferência de tecnologia entre as organizações parceiras na realização do Programa, a Fundação também apoia a divulgação de saberes para outras entidades - e para o público em geral, criando uma rede de capacitação em prol do desenvolvimento sustentável. Confira algumas das ações que foram realizadas nos últimos meses:

Oficina para CMDCA

Um grupo de pessoas está em uma palestra.
Fundação dá oficina para Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Presidente Tancredo Neves

Adélcio Menezes, da área de Parcerias da Fundação, ministrou uma oficina para membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Presidente Tancredo Neves. Na ocasião, Adélcio deu uma explicação sobre o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e suas fontes de receitas, assim como apresentou aos conselheiros a campanha Tributo ao Futuro, coordenada pela Fundação Norberto Odebrecht, que arrecada recursos para os fundos de três cidades do Baixo Sul baiano onde estão localizadas Casas Familiares parceiras.

Intercâmbio com Braskem

Dois jovens da Casa Familiar Agroflorestal (CFAF) e da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) participaram de uma troca de experiências com a Associação Ecológica de Recicladores da Ponta Seca (RS), que está sendo apoiada por integrantes da Braskem, como parte do Programa de Voluntariado da empresa. Larissa e Daniel contaram suas histórias e inspiraram jovens membros da organização a se engajarem como donos do próprio negócio.

Um grupo de pessoas vê uma apresentação online.
Capacitação sobre diagnóstico social vai auxiliar realização de projetos sociais da FNO

Workshop de Diagnóstico Social

O grupo de trabalho da Fundação Norberto Odebrecht que está debatendo a Reaplicação do PDCIS (link para notícia Ocyan) participou de um workshop sobre Diagnóstico Social, promovido pela empresa de consultoria The Planet. O encontro reforçou a importância dessa etapa para a elaboração de projetos de impacto social, como os realizados na atuação na Fundação.

Participação na imprensa

Rita Cardoso, diretora da CFAF, participou do programa Minuto IBGE com o tema ‘Inclusão Digital na Pandemia’. Na entrevista, veiculada na Rede Nacional de Rádio, ela falou sobre o projeto de inclusão tecnológica promovido pela escola e a importância de que estudantes da zona rural tenham acesso a tecnologias para manter os estudos mesmo durante a pandemia.

Oficinas para produtores de cacau

A Organização de Conservação da Terra (OCT) está realizando uma série de capacitações com produtores atendidos pelo Projeto Cacau Digital, uma parceria entre a organização, a start up ManejeBem e a Fundação Cargill.  A OCT já capacitou agricultores de comunidades nas cidades de Ibirapitanga e de Igrapiúna, abordando temas como a importância de realizar análises de solo e como produzir amêndoas de cacau com maior qualidade.

Um grupo de pessoas assiste uma palestra.
OCT está capacitando produtores de cacau em práticas sustentáveis