Ocyan e Fundação Norberto Odebrecht assinam memorando para reaplicar o PDCIS

Organizações dão primeiro passo para implementar Programa Social em Macaé, no RJ

Na última segunda-feira (5), o legado de Norberto Odebrecht se fortaleceu ainda mais. Isso porque a data marcou a assinatura de um memorando de intenções entre a Fundação Norberto Odebrecht e a Ocyan, visando a reaplicação do PDCIS, o programa social criado e coordenado pela Fundação, desde 2003, no Baixo Sul da Bahia. O acordo foi o primeiro passo das tratativas para implementar o PDCIS em Macaé (RJ), região onde atua a empresa, que faz parte do Grupo Novonor. Agora, com a assinatura do documento, o compromisso de expandir esta tecnologia social de impactos comprovados e promover o desenvolvimento sustentável em outras regiões de vulnerabilidades chega mais próximo da realidade.

“A assinatura do memorando é um grande marco para a expansão de nossa atuação por meio do nosso programa social”, diz Fabio Wanderley, superintendente da Fundação. “O PDCIS é uma tecnologia social que deixa impactos reais e comprovados nas regiões onde é aplicado. Por isso, estamos muito felizes em podermos manifestar intenções em reaplicar este modelo em Macaé e cooperar com a agenda de Environmental, Social and Governance (ESG) da Ocyan”, completa.

Uma série de reuniões precedeu a assinatura do memorando para reaplicação do PDCIS

Nir Lander, Diretor de Pessoas e Gestão da Ocyan, ressalta que a empresa, por meio da sua área de Sustentabilidade, está reestruturando seu programa de responsabilidade social para deixá-lo mais amplo. “Queremos contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região em que atuamos, estabelecendo relações sólidas com as comunidades locais”, conta. Para Lander, que também é membro do Conselho de Curadores da Fundação, o PDCIS se conecta a este objetivo. “O programa social da Fundação Norberto Odebrecht é uma referência para quem tem o objetivo de causar um impacto duradouro em uma região e está alinhado com a estratégia de sustentabilidade da Ocyan. Agora, poderemos trabalhar juntos para convergir nossos objetivos e discutir a aplicação do programa para desenvolver de forma sustentável a região de Macaé”, reforça.

Os esforços para a reaplicação do PDCIS acontecem a partir da sistematização do Programa Social, concluída em 2020 pela Fundação Norberto Odebrecht. Com a criação do documento (clique aqui para acessar a versão de visibilidade), a organização reuniu um arcabouço de estratégias, conceitos e práticas para embasar a realização do PDCIS em outras regiões de vulnerabilidades. A publicação permite o compartilhamento de soluções que atendam investidores sociais, gestores públicos e instituições privadas interessados em reaplicar o Programa Social, a exemplo da Ocyan.

Programa com impactos comprovados:

Em uma avaliação de impacto realizada por uma consultoria externa em 2018, foi identificado que as famílias e jovens beneficiários do PDCIS:

• Reduziram em 65% a dependência do programa Bolsa Família
  • Têm uma participação mais ativa junto a suas famílias, comunidades, cooperativas e associações e mais sonho de empreender
  • Têm menos intenção de sair da propriedade
  • Têm uma taxa de desocupação quase 50% menor que a registrada no estado
  • São menos propensos a realizar queimadas

Conheça outros resultados comprovados do Programa Social!