Fundação Odebrecht participa do 5º Encontro Aberje Bahia

Vivian Barbosa, gerente de Comunicação da Fundação, foi palestrante do evento e discursou sobre engajamento para sustentabilidade

Comunicação com propósito: o papel do comunicador na mobilização pela ética e sustentabilidade. Foi com esse tema que mais de 130 profissionais se reuniram para o 5º Encontro da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) – Capítulo Bahia, realizado no dia 7 de junho, na sede da Odebrecht, em Salvador (BA).

Com apresentações e palestras sobre sustentabilidade, propósito e resiliência, o evento contou com a participação de nomes como Kiko Kislansky, co-fundador da Euzaria Moda Consciente e diretor da Cazulo Negócios com Propósito, e Daniela Guarieiro, da Fundação Rockefeller, que também atua na Prefeitura Municipal do Salvador.

Marcelo Gentil, diretor do Capítulo Bahia da Aberje e responsável pela Comunicação da Odebrecht S.A. na região Nordeste, conduziu a abertura do encontro e destacou a importância de compartilhar tendências e boas práticas organizacionais. “Nosso objetivo é discutir e elevar o patamar da comunicação. Esse evento teve um recorde de inscrições e de pessoas interessadas justamente em falar sobre transformação. Cada vez mais, nós, comunicadores, precisaremos inspirar pessoas e empresas”, afirmou.

Avaliação de Impactos do programa social da Fundação Odebrecht em evento de comunicação empresarial
Da esq. para dir.: a jornalista e mediadora da mesa Vanessa Brunt e as palestrantes Vivian Barbosa (Fundação Odebrecht), Cap. Maria Oliveira (Polícia Militar da Bahia) e Raíssa Martins (Livres Livros) | Foto: Ulisses Dumas

Na sequência, Kislansky apresentou a palestra “A Força do Propósito”, na qual aprofundou a discussão acerca da atuação profissional engajada e conectada com crenças e causas pessoais. “Acredito que nosso trabalho é um meio a partir do qual podemos fazer a diferença no mundo. Fomos direcionados a pensar apenas com a razão, mas é preciso se conectar com a emoção e somar. O sentido da vida é evoluir e servir. Nesse contexto, é importante saber qual o sentido da sua comunicação. As pessoas não compram o que você vende, consomem o porquê você vende. É possível que nós entendamos nosso propósito e comuniquemos de forma alinhada a ele”, reforçou o palestrante.

Inspiração para o futuro

A programação do dia teve continuidade com uma mesa inspiracional em que foram apresentados cases com foco em cultura, responsabilidade social e engajamento da sociedade. Vivian Barbosa, gerente de Comunicação da Fundação Odebrecht, participou do debate destacando como a adoção de práticas sustentáveis é essencial à sobrevivência das empresas. “Vivemos em uma nova era, na qual as organizações passam a endereçar questões sociais importantes. Divulgar o tema para as partes interessadas deve ser feito de forma genuína e constante, com foco em resultados que comprovem o efetivo impacto e sejam capazes de mobilizar e engajar pessoas em torno de uma causa”, afirmou.

Avaliação de impactos social do PDCIS em evento de comunicação corporativa
Vivian Barbosa na palestra "Engajamento para a Sustentabilidade"

À luz da importância de mensurar resultados, Vivian apresentou a Avalição de Impactos do programa social da Fundação Odebrecht, trabalho científico realizado em 2018 pela consultoria especializada J/S Brasil. “A partir desse estudo, foi possível comprovar transformações econômicas, sociais e ambientais significativas que a iniciativa da Fundação gera na vida dos jovens e famílias beneficiadas. Ter acesso e compartilhar esse tipo de informação permite que estejamos inseridos nesse contexto de comunicar com qualidade e precisão para gerar engajamento, pois conseguimos compartilhar experiências que podem ser multiplicadas”, salienta Vivian.

Também dividiram suas experiências com os presentes Raíssa Martins, criadora do Movimento Livres Livros; Capitã Maria de Oliveira, coordenadora de Projetos do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar da Bahia; Lara Gurgel, gestora da Comunidade B Salvador; e Ênio Carvalho, diretor da Marketing Consultoria Ideias e Resultados.

Beth Dantas, professora e Presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp 5), prestigiou o encontro e comentou sobre a importância de estabelecer diálogos sobre marketing social com ética e sustentabilidade. “Esse é um tema que o mundo inteiro está discutindo e é essencial que empresas e organizações participem. Precisamos colocar em pauta projetos que transformem a vida das pessoas”, destacou.
Durante as apresentações, a artista plástica Bruna Miranda criou painéis temáticos inspirados nas reflexões levantadas ao longo do dia. O evento foi uma realização da Aberje, com apoios do Conrerp 5, Darana RP, Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE), Odebrecht S.A., OEC e Supera Comunicação.