“Acredito que só podemos ter um mundo melhor e mais sustentável de mãos dadas, do Norte ao Sul”

Em passagem pelo Brasil, deputada alemã Uta Röpcke visita Fundação Norberto Odebrecht e fala sobre sinergias e possibilidade de alianças com instituição

Parlamentar em visita à sede da Fundação Norberto Odebrecht

Ter um plano de ação concreto para cumprir a Agenda 2030, colocar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em ação e seguir os princípios ESG. Essas são as principais características buscadas pela deputada estadual Uta Röpcke, representante da região norte da Alemanha e filiada ao Partido Verde, nas instituições brasileiras em sua passagem pelo país. No dia 30 de outubro, a visita à Fundação Norberto Odebrecht, em Salvador (BA), mostrou à parlamentar que a instituição é uma referência para alianças futuras.

“Eu visitei instituições que se empenham na área de sustentabilidade e com questões socioambientais. O que me chamou a atenção foi que hoje em dia já existe uma grande variedade de projetos relevantes neste âmbito, a exemplo do que faz a Fundação Norberto Odebrecht”, afirmou a parlamentar. A visita à sede da instituição foi marcada por uma apresentação institucional da Gerente de Sustentabilidade e Parcerias Cristiane Nascimento, do Superintendente Fabio Wanderley, além de uma roda de conversa com integrantes da Fundação e da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, parceira na execução do Programa Social PDCIS, e da presença de dois adolescentes beneficiados.

“Fiquei muito impressionada com a empolgação dos jovens Iago e Livia, os quais tive a oportunidade de conhecer na Fundação com o programa em que fazem parte, e com o caminho de vida que escolheram. Entender que o campo pode ser considerado um lugar rico e que pode fornecer uma qualidade de vida com dignidade para eles é muito importante para realizar as metas da Agenda 2030”, reforçou Uta. Segundo Cristiane Nascimento, a contribuição do PDCIS, que neste ano completou 20 anos de transformações sociais, aos ODS é uma realidade. “Nosso programa é um grande exemplo de que é possível levar mais qualidade de vida a pessoas que vivem em regiões vulneráveis do nosso país. Com essa atuação, apenas em 2022, contribuímos com o alcance de 14 objetivos dos 17 firmados pela ONU, além de 69 metas”, disse.

No estado de Schleswig-Holstein no Norte da Alemanha, Uta também faz parte da Fundação Heinrich Böll, tendo citado que o trabalho desenvolvido por eles se assemelha ao da Fundação Norberto Odebrecht, principalmente nas áreas rurais, e que a união de forças entre os hemisférios Norte e Sul é fundamental para alcançarmos um futuro mais sustentável. “Precisamos estabelecer relações econômicas mais justas em nível global e os projetos da Fundação Norberto Odebrecht representam um primeiro passo para chegar lá. Por isso, vou tentar estabelecer alianças com as instituições e no parlamento em que trabalho. Acredito que só podemos ter um mundo melhor e mais sustentável de mãos dadas, do Norte ao Sul”, finalizou.