Esperança de um futuro ainda melhor

Projeto da Casa Familiar Rural de Igrapiúna é selecionado para apoio em 2018 pelo programa Criança Esperança

No ano em que a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) completa dez anos de história, estudantes e equipe pedagógica comemoram a confirmação de mais uma grande parceria. A instituição foi selecionada pelo Criança Esperança, programa social da Rede Globo em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e receberá apoio financeiro para a execução do Projeto Formação de Adolescentes Empresários Rurais em 2018.

“Este acontecimento é de grande importância para todos nós. é o reconhecimento de muito esforço e dedicação. Estamos muito felizes”, afirmou Francisvaldo Roza, Diretor da CFR-I. Por meio do projeto, estudantes desenvolvem competências socioeducativas e habilidades técnicas que os permitem dominar tecnologias aplicadas à produção no campo com foco no agronegócio, com viabilidade econômica, social e ambiental, e assumam a liderança de processos sociais e produtivos em suas comunidades.

Ionei Bonfim, 16 anos, cursa o segundo ano na instituição e não esconde a felicidade em saber que sua formação ganhará mais um apoiador. "Saber que existem projetos sociais, como o Criança Esperança, que acreditam no nosso potencial, me deixa muito feliz. Isso nos motiva a seguir em frente com cada vez mais dedicação”, disse. Reconhecida internacionalmente, a inciativa da Rede Globo já arrecadou cerca de R$ 300 milhões em doações, beneficiando mais de 4 milhões de crianças, adolescentes e jovens em todo país. Os recursos são depositados diretamente na conta da Unesco, responsável pela seleção de projetos por meio de edital público.

Para a CFR-I, o valor do aporte será de R$ 214.819,67 e beneficiará futuros empresários rurais dos três anos de formação. “Temos a oportunidade de mostrar ao mundo que através do ensino contextualizado ao campo podemos lutar por um futuro melhor”, ressaltou José Oliveira Neto, monitor na unidade de ensino. Em carta direcionada à CFR-I que selou a confirmação do apoio, Marlova Noleto, representante da Unesco no Brasil, reforçou a relevância da união com a unidade de ensino. “A parceria com essa instituição representará mais um importante passo em direção à garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens do Brasil, contribuindo para a construção de um país mais justo e humano”, escreveu.

Dias de gravações

Nos dias 4 a 6 de julho, uma equipe da Rede Globo de Televisão esteve na Casa Familiar gravando uma série de matérias especiais para veiculação durante a campanha deste ano do Criança Esperança. As reportagens foram conduzidas pelo jornalista José Raimundo e irão retratar a rotina dos alunos quando estão na instituição e em suas propriedades, aplicando os conhecimentos com a família e comunidade.

A CFR-I faz parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrando com Sustentabilidade (PDCIS), da Fundação Odebrecht.