Inaugurados o Colégio Estadual Casa Jovem II e o Portal da APA do Pratigi

No dia 21 de dezembro, o governador Paulo Souto participou das solenidades de inauguração, acompanhado por secretários, representantes do DIS Baixo Sul e Fundação Odebrecht.

Integrando as ações iniciais do Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, foram inaugurados, no dia 21 de dezembro, o Colégio Estadual Casa Jovem II e o Portal da APA do Pratigi, respectivamente nos municípios de Igrapiúna e Ibirapitanga.

O governador Paulo Souto, acompanhado pela secretária estadual de Educação, Anaci Paim, e pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vladimir Abdala, participou das solenidades de inauguração. Primeiro, o Colégio Estadual Casa Jovem II foi entregue à comunidade. Por meio dele serão atendidos alunos da 5ª a 8ª série e Ensino Médio.

A partir do segundo semestre de 2007, serão oferecidos cursos profissionalizantes para jovens da zona rural dos municípios de Igrapiúna, Ibirapitanga, Ituberá e Piraí do Norte. A estrutura conta com laboratórios de informática, biblioteca, auditório, cozinha industrial, quadra poliesportiva e dez salas de aula, cada uma com capacidade para 40 alunos. Anaci Paim destacou a parceria realizada para a construção do colégio. “O projeto é executado pelo governo estadual, pela prefeitura local e por uma organização civil, de forma harmoniosa”, declarou.

O Portal da APA do Pratigi e 6km da Estrada Parque da Cidadania foram inaugurados na mesma manhã. A Estrada Parque (que terá 65km no total) é um modelo de unidade de conservação que reunirá, ao longo do seu trajeto, atividades de lazer, informações sobre as espécies de flora e fauna da região de forma atrativa para os visitantes, além de oferecer suporte de segurança. Os escritórios da Associação Guardiã da APA do Pratigi (AGIR), da equipe que trabalhará na Estrada Parque e da equipe dos Corredores Ecológicos também foram abertos.

“Esta área é excepcional, com uma biodiversidade muito rica. A estrada que está sendo construída é de cascalho, obedecendo às normas de preservação”, comentou o governador Paulo Souto. Vladimir Abdala lembrou que 12% do território baiano é constituído de APA. “Por meio principalmente da agricultura, estas comunidades estão sendo beneficiadas com a possibilidade do seu desenvolvimento sustentável”, disse o secretário de Meio Ambiente.

Inserido no Programa DIS Baixo Sul e elaborado com o apoio da Organização de Conservação de Terras (OCT), o Plano da APA do Pratigi abrange um conjunto de projetos específicos sinérgicos que representam oportunidades de negócio inovadoras para a iniciativa privada e modelos de ação para o setor público. Além da criação de um Corredor Ecológico e da construção da Estrada-Parque da Cidadania, o projeto viabilizará Cadeias Produtivas Agrícolas e Aqüícolas.

Também estiveram presentes nas solenidades o Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros; o Presidente do Conselho de Curadores, Norberto Odebrecht; o Diretor-Executivo da OCT, Joaquim Cardoso; o Presidente da AGIR, Antônio Nunes; o Diretor-Executivo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), Marcelo Walter; o Diretor-Executivo da Casa Jovem, Pedro Paulo da Silva; e o Presidente do Conselho da Casa Jovem, o professor Astor de Castro Pessoa.