Ações que transformam comunidades são foco de edição do Diálogos de Impacto

Evento promovido pela Fundação Norberto Odebrecht reuniu palestrantes da Braskem e da OR

Quais são as ações que organizações do Grupo Novonor estão realizando para transformar as comunidades nas quais estão inseridas? As 135 pessoas que puderam assistir à segunda edição do evento Diálogos de Impacto, realizado de forma online nesta sexta-feira (18), tiveram essa dúvida respondida pela Fundação Norberto Odebrecht, OR e Braskem em um bate-papo estimulador. Com o tema ‘Agindo localmente pelo desenvolvimento sustentável’, o evento reuniu Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação, que também mediou o evento; Elaine Santana, líder de Responsabilidade Social e Direitos Humanos na Braskem; e Wendy Wicks, da equipe de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente na OR.

“Ficamos acima de nossas metas ESG, justamente por essas ações que realizamos dentro e fora de nosso entorno”, disse Wendy Wicks, da OR
Iniciando a discussão, Wendy Wicks apresentou ao público algumas das principais iniciativas de impacto social da OR, como o plantio de mudas, o apoio a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a capacitação profissional de comunidades. “Realizamos, por exemplo, um curso de auxiliar administrativo com 149 pessoas de comunidades próximas a um de nossos empreendimentos imobiliários”, comentou ela. “A maioria dos alunos eram mulheres, e sabemos que esses jovens foram posteriormente contratados em hotéis próximos à região”, acrescentou.

Wendy explicou que a realização de iniciativas como esta garantiu à empresa uma ótima colocação no diagnóstico realizado pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CPE), inclusive em comparação a outras organizações do ramo. “Ficamos acima de nossas metas ESG, justamente por essas ações que realizamos dentro e fora de nosso entorno”, disse.

“Nós nos colocamos junto ao compromisso ESG ao incentivar o equilíbrio entre a produção agrícola e a preservação ambiental, e por promover inclusão e gerar oportunidades de trabalho e de incremento de renda", explicou Cristiane Nascimento, da Fundação Norberto Odebrecht.
Quem também possui uma atuação conectada aos critérios ESG – do inglês Environmental (‘Ambiental’), Social and Governance (‘Governança’) – é a Fundação Norberto Odebrecht, fato que foi destacado na apresentação de Cristiane Nascimento. “Nós nos colocamos junto a esse compromisso ao incentivar o equilíbrio entre a produção agrícola e a preservação ambiental, assim como na dimensão social, na qual promovemos a inclusão por meio da educação, gerando oportunidades de trabalho e de incremento de renda”, descreveu. “Já no critério de Governança, garantimos uma gestão social comprometida com todas as partes interessadas”.

Ao final de sua fala, Cristiane ainda apresentou um vídeo que contava a história de Carolaine (você pode assisti-lo clicando aqui), uma jovem produtora rural que exemplifica o impacto social gerado pelo PDCIS, Programa Social atualmente em execução no Baixo Sul da Bahia e em vias de ser implementado no Rio de Janeiro.  “Após ter seus impactos comprovados, nossa tecnologia está pronta para ser reaplicada em outros contextos, atendendo demandas de instituições e investidores sociais interessados em promover o desenvolvimento territorial sustentável”, concluiu.

Outro destaque da edição foi como as ações de impacto social promovidas por cada organização são fortalecidas com o engajamento dos integrantes. Elaine Santana, da Braskem, deu exemplos claros dessa relação ao apresentar números do Programa de Voluntariado instituição. “Incentivar o voluntariado é fazer com que nossos funcionários tenham o apoio para levar sua solidariedade para as comunidades nas quais vivem. Em 2021, a participação foi de 19% de todos os integrantes da empresa”, descreveu. Outras iniciativas da Braskem também foram apresentadas, como os projetos PlastiTroque e Ser+, que apoiou catadores de materiais recicláveis. “Essas pessoas usam o plástico como meio de vida, e nós estamos fazendo com que elas tenham renda e, assim, inclusão social”, disse Elaine.

Perdeu a segunda edição do Diálogos de Impacto? O evento completo pode ser assistido aqui.