Casa Familiar Rural e Casa Jovem recebem Secretário de Educação da Bahia

Nos dias 02 e 03 de maio, o Secretário Adeum Sauer e equipe visitaram alguns dos projetos do Programa DIS Baixo Sul.

Uma agenda de muitas visitas e reuniões. Durante dois dias, o Secretário de Educação da Bahia, Adeum Sauer, a Coordenadora de Educação do Campo, Sandra Regina de Araújo, e representantes da Diretoria Regional de Educação de Valença percorreram alguns projetos do Programa DIS Baixo Sul - Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia. As visitas tiveram o objetivo de alinhar as ações de parceria a serem implementadas, com liderança do Governo Estadual e por meio da Secretaria de Educação, destinadas à maximização dos benefícios do Programa.

Foi apresentado ao Secretário o programa educacional do DIS Baixo Sul sedimentado nos projetos Casa Jovem, promovendo educação básica de qualidade adaptada ao meio rural, e nas Casas Familiares, que aplicam a metodologia da alternância da teoria com a prática tendo como referência as Cadeias Produtivas.

O roteiro inclui passagens pelo Portal da APA do Pratigi, Estrada Parque da Cidadania, Aquavale e pelo campo demonstrativo de mandioca, em Presidente Tancredo Neves. Segundo Joaquim Cardoso, Diretor Executivo da OCT, as ações foram bem vistas pelo Secretário, que já tomou algumas decisões como apoio nas revisões metodológicas dos currículos das escolas e no processo de certificação das Casas Familiares.

Sandra Regina se disse impressionada com as experiências no âmbito do capital humano. “O que mais chamou atenção foi a articulação dos jovens com as suas comunidades e a estrutura física dos dois ambientes. O apoio das prefeituras, do exército brasileiro e todos os esforços realizados para atrair mais parceiros também revelam o cuidado com que estes projetos são tocados”, conta.

Na visita ao campo demonstrativo, os jovens da Casa Familiar Rural mostraram o que já aprenderam sobre o cultivo e as variedades da mandioca. “Essa não é uma escola aonde o aluno vem por mera obrigação, mas tem prazer nisso e reconhece o valor desse lugar”, completou Sandra Regina.

Acompanharam a visita o Prefeito de Igrapiúna, Francisco Roma, o Diretor Executivo do Ides, Antonio Carlos Viard, o Presidente da Agir, Antônio Nunes, o Diretor Executivo da Casa Jovem, Pedro Paulo da Silva, o Diretor Executivo da Casa Familiar Rural, Eliezer Ribeiro, o Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros, e o Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, Norberto Odebrecht .