Coopatan realiza Dia de Campo sobre a cultura do abacaxi
Evento foi realizado em parceria com o BID e Embrapa e apresentou aos produtores rurais novas tecnologias de cultivo que tornam fruto mais resistente a pragas
19 de janeiro de 2011
Evento foi realizado em parceria com o BID e Embrapa e apresentou aos produtores rurais novas tecnologias de cultivo que tornam fruto mais resistente a pragas
19 de janeiro de 2011
A Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) realizou, no dia 18 de janeiro, um “Dia de Campo” sobre a cultura do abacaxi. A iniciativa apresentou a 69 agricultores e 37 educandos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) novas tecnologias de cultivo do fruto, que o tornam resistente ao fungo fusarium – praga que tem ameaçado lavouras de todo Brasil.
Resultado de uma parceria entre a Coopatan e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento foi sediado no Campo Demonstrativo de Tecnologia da Mandioca – implantado em 2003 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Fazenda Novo Horizonte (sede da Cooperativa e CFR-PTN). Os palestrantes Davi Theodoro Junghans e Aristóteles Pires de Matos, da Embrapa, e Antonio Carlos Souza, da CFR-PTN, destacaram a redução de custos com o emprego dos novos métodos e os benefícios para a saúde e o meio ambiente, uma vez que não são utilizados fungicidas para controle da praga.
Para Antonio Carlos, essa troca de experiências é fundamental para o crescimento da região. “Hoje temos tecnologias para passar para as comunidades. As plantações se tornaram mais resistentes, garantindo maior qualidade e produtividade, o que contribuiu para a ampliação da renda dos agricultores”, destaca.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!