Uncategorized

FNO inicia projeto de fortalecimento institucional com associações rurais do Baixo Sul da Bahia

Em setembro, a Fundação Norberto Odebrecht (FNO) deu início a mais um projeto voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e […]

16 de setembro de 2025

Em setembro, a Fundação Norberto Odebrecht (FNO) deu início a mais um projeto voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades rurais do Baixo Sul da Bahia. Representantes das áreas de Sustentabilidade e Auditoria Interna visitaram a Associação Nova Esperança, em Maraú, e se reuniram virtualmente com a Associação Quilombola do Riacho do Ouro, de Taperoá.

Os encontros marcaram o início de uma parceria com as entidades, que prevê o fortalecimento institucional dessas organizações, com foco no aprimoramento da gestão interna, regularização de documentações e qualificação para ampliar a atuação em políticas públicas de alimentação, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para isso, a FNO oferecerá cursos, consultorias e suporte técnico, com ênfase no desenvolvimento de competências que garantam maior autonomia, credibilidade institucional e um crescimento sustentável.

Nas reuniões, foram apresentados os objetivos da iniciativa, as equipes envolvidas e os termos de compromisso para sua formalização. As duas associações participantes possuem em seu quadro de sócios egressos e alunos das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, escolas parceiras da Fundação na execução do seu programa social, PDCIS.

Mais do que apoio administrativo, o projeto busca ampliar a participação das associações em canais de comercialização, gerando renda para as famílias agricultoras e fortalecendo o papel da agricultura familiar no desenvolvimento regional. Lourenço Francisco dos Santos, vice-presidente da Associação Quilombola do Riacho do Ouro, comenta com entusiasmo esta parceria que se inicia. “Eu acho muito bom, muito interessante. Porque a gente precisa muito do apoio lá dentro. A Fundação vai ajudar a gente a desenvolver mais, porque precisamos de algo que nos ajude a levantar aos poucos”, diz.

Já Wendy Wicks, integrante da área de Sustentabilidade da FNO, acrescenta o porquê de considerar a iniciativa como algo extremamente relevante para a instituição. “O projeto contribuirá para o fortalecimento de vínculos com associações nos territórios onde atuamos, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva de comunidades rurais”, afirma.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!