Consórcio intermunicipal apoia conquista de políticas públicas para o Baixo Sul
Ciapra fomenta iniciativas que contribuem para o desenvolvimento dos municípios da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi
10 de maio de 2012
Ciapra fomenta iniciativas que contribuem para o desenvolvimento dos municípios da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi
10 de maio de 2012
Ser um interlocutor entre os governos Federal e Estadual e as prefeituras dos municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, localizada no Baixo Sul da Bahia. Essa é uma das prioridades do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra), que vem fomentando ações para contribuir, em conjunto com a administração local, com o desenvolvimento de Ituberá, Igrapiúna, Nilo Peçanha, Piraí do Norte e Ibirapitanga.
A construção de 170 casas na região, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 do Governo Federal, é um exemplo. O Ciapra apoiou Igrapiúna, Nilo Peçanha, Piraí do Norte e Ibirapitanga na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social e no diálogo com o Ministério das Cidades. Os municípios contemplados estão reunindo a documentação dos beneficiários para enviar ao Ministério e em seguida requerer o recurso para construção, que deve ocorrer até o fim de 2012. Ituberá já havia sido contemplado na primeira edição. “Essa é uma demonstração de que estamos alinhados e trabalhando para trazer mais qualidade de vida para todos”, comenta Heráclito Leite, Prefeito de Piraí do Norte e Presidente do Ciapra.
Na área ambiental, o Consórcio assessorou os municípios de Ituberá e Piraí do Norte na conquista do direito de conceder o licenciamento ambiental em nível três para execução de atividades e empreendimentos de impacto local. Esse resultado é fruto da proposta que o Ciapra apresentou à Secretaria do Meio Ambiente da Bahia para conseguir adesão à Gestão Ambiental Compartilhada – programa que cumpre uma diretriz do Governo da Bahia para descentralizar a gestão pública.
Ituberá e Piraí do Norte foram reconhecidos e habilitados pelo Governo do Estado, após aprovação do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Cepram. “Estamos aperfeiçoando, de forma articulada e planejada, o desenvolvimento sustentável da região”, destaca Leite.
As prefeituras também receberam apoio do Ciapra na elaboração, execução e envio de documentos institucionais necessários para a proposta de emenda de iniciativa popular para aprovação junto à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. As emendas de iniciativa popular buscam democratizar a distribuição de recursos financeiros do Orçamento Geral da União oportunizando aos municípios apresentar as suas necessidades e incluí-las no orçamento. Os municípios que compõem a APA do Pratigi definiram em audiência pública, como prioridades, a estruturação da rede de serviços de saúde e abastecimento de água.
O Ciapra é uma autarquia intermunicipal, integrando assim a estrutura administrativa de todas as prefeituras associadas. Suas ações visam a implantação e melhoria dos serviços públicos, das infraestruturas e das ações sociais e produtivas na sua área de atuação, fortalecendo as políticas públicas. Atua em permanente sinergia com a Associação Guardiã da APA do Pratigi, instituição que faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), fomentado pela Fundação Odebrecht.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!