Relatório destaca parceria da ONU com Fundação Odebrecht
Um dos resultados é criação de espaço para troca de experiências entre países
11 de março de 2013
Um dos resultados é criação de espaço para troca de experiências entre países
11 de março de 2013
“Um inovador exemplo de governança compartilhada”. Assim descreveu Guido Bertucci, em 2007, o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). Na época, em viagem pelo interior baiano, Guido acabara de assumir a Divisão de Economia e Administração Pública da Organização das Nações Unidas (ONU) e com aval de outros representantes da ONU, declarou disposição para buscar meios e alternativas para apoiar o PDCIS.
Na comitiva da ONU também estava José Manuel Sucre, membro da Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento (DPADM), que afirmou que é a primeira vez que as Nações Unidas encontram os Objetivos do Milênio combinados em uma só iniciativa de forma harmônica. “Trabalharemos para mostrar ao mundo um modelo de como desenvolver o ser humano de modo organizado e sustentável”, afirmou na ocasião. O objetivo era a instalação de um centro internacional de referência no Portal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, na Serra da Papuã, no município de Ibirapitanga (BA).
Em outubro de 2008, o centro foi inaugurado e denominado de Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa e Desenvolvimento Comunitário, também identificado como Núcleo da ONU. Palco de intercâmbio de experiências e ponto atrativo para visitantes de diferentes países, o Núcleo se consolidou como um dos resultados da parceria entre ONU e Fundação Odebrecht, visando à realização do PDCIS. Com o propósito de registrar o histórico dessa integração, que já dura quatro anos, e trazer um compilado das ações mais recentes, foi desenvolvido um relatório sobre o Núcleo da ONU, com foco no ano de 2012.
O documento faz uma retrospectiva apresentando os eventos inaugurais realizados no espaço, como cursos de capacitações e treinamentos, sendo o primeiro deles ocorrido em dezembro de 2008 com a presença de especialistas canadenses da Coady International Institute. Entre oficinas, seminários, reuniões e encontros, somente em 2012, cerca de 23 atividades foram conduzidas. Dentre estas, o Seminário sobre o Programa de Modernização da Administração Tributária e dos Setores Sociais Básicos, que contou com a participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os Encontros dos Prefeitos e Vereadores Eleitos da APA do Pratigi.
Visitas também marcam a história do Núcleo da ONU. Em 2012, foram registradas mais de 30 visitas nacionais e internacionais. Desde quando foi criado, representantes de 34 países já conheceram o Núcleo. “O PDCIS trabalha na mudança do ser humano, sobretudo formando bons cidadãos. Esse é o caminho certo. E que possamos um dia internalizar essas novas ideias e gerar conhecimento”, sinalizou, em 2011, Cândida Maria Narciso, Governadora da Província de Lunda Sul (Angola).
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!