Notícias

Jovens multiplicadores do Círculos de Leitura participam de formação

A primeira etapa foi realizada no município de Presidente Tancredo Neves, na região do Baixo Sul da Bahia, beneficiando 30 jovens

18 de março de 2009

No período de 28 de fevereiro a 06 de março, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) sediou a primeira Semana de Formação do projeto Círculos de Leitura para 30 jovens multiplicadores.

Concebido pela filósofa e psicanalista Catalina Pagés, o método dos Círculos de Leitura baseia-se na formação de um círculo com aproximadamente dez pessoas, onde os integrantes são estimulados a lerem em voz alta e a realizarem livre associação das idéias na discussão em grupo. Jucélia Oliveira, egressa da CFR-PTN, ficou encantada com o projeto. “Agora formarei um Círculo de Leitura na minha comunidade, multiplicando o que aprendi na semana de formação, influenciando e contagiando adolescentes com o poder da leitura”, afirma a jovem.

No dia 4 de março, a CFR-PTN cedeu espaço para uma vivência com 20 professores da Rede Estadual de Ensino, vinculados à Diretoria Regional de Educação (Direc 05). O processo foi conduzido por Catalina Pagés e Patrícia Guedes, que apresentaram o projeto e proporcionaram aos professores a oportunidade de experimentarem o método por meio da leitura de contos e debates sobre assuntos diversos, associados à prática dos professores em sala de aula.

Entre os dias 10 e 17 de março, cinco jovens do Baixo Sul da Bahia, que se destacaram no Projeto Círculos de Leitura em 2008, acompanhados por representantes do Instituto Direito e Cidadania e da Fundação Odebrecht, participaram de uma semana de Formação Intensiva, na Sede do Instituto Fernand Braudel (IFB), em São Paulo. A finalidade foi qualificá-los para uma atuação ainda mais eficaz para este ano, assumindo novos desafios como multiplicadores.

Participaram da Formação Intensiva os jovens Daniele Oliveira, Elisângela Almeida e Pedro Conceição (Colégio Estadual Casa Jovem), Déborah Santana e Geiane Macedo (CFR). Décio Carvalho, integrador das ações do Programa Tributo ao Futuro no Baixo Sul, e Emanuel Ribeiro Filho, assistente de projetos da Fundação Odebrecht, acompanharam os jovens.

Norman Gall, Diretor Executivo do IFB, esteve com o grupo em dois momentos. No primeiro, fez uma introdução à autobiografia de Barack Obama, Dreams of my Father. No segundo, participou de um bate-papo com jovens sobre educação pública e os progressos na América Latina.

No dia 15 de março, durante a Formação Intensiva em São Paulo, os jovens do Baixo Sul receberam a visita do Embaixador Rubens Ricupero que se mostrou satisfeito com o andamento do projeto no Baixo Sul da Bahia. Ricupero destacou o notório crescimento dos jovens, a importância de se qualificarem cada vez mais e disseminarem o conhecimento que vêm adquirindo, afim de contribuírem para o desenvolvimento da região.

Pedro Conceição acredita que pode contribuir, por meio da leitura, com a formação dos jovens e com o desenvolvimento de sua comunidade. “A proposta do projeto é muito boa. Quem sabe nos próximos anos não teremos uma Casa Jovem, um Baixo Sul, uma Bahia, um Brasil de leitores. A leitura resulta em um crescimento pessoal e intelectual, e por meio dela o mundo pode se tornar diferente”, destaca Pedro.
 

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!