Notícias

Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi participa da 10ª Expo Brasil

Artesanato ficou exposto para mais de 2.000 pessoas durante os três dias do evento realizado pelo Sebrae em Brasília

3 de maio de 2012

Entre os dias 25 e 27 de abril, mais de 2 mil pessoas tiveram a oportunidade de conhecer as peças de artesanato produzidas pelos associados da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap). As cestas e biojoias, feitas à base de fibra e do coco de piaçava, ficaram expostas durante a 10ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, evento coordenado pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – e que neste ano foi realizado em Brasília (DF). “Para nós, a participação no encontro é muito importante, pois são 197 famílias cooperadas, sendo 70% voltada ao artesanato”, conta Wellinton Silva, Assessor da Aliança Cooperativa Estratégica da Piaçava, que contempla, além da Cooprap, a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf).

Além do artesanato da Cooprap, uma das instituições representantes do Baixo Sul da Bahia, o evento também expôs produtos oriundos de outras regiões do interior brasileiro, como Baixo São Francisco, em Sergipe, e Noroeste, em Mato Grosso. “Tive contato com produtores de cidades diferentes, que me contaram suas histórias e quais projetos conduzem para melhorar suas comunidades”, relata Geiza Jesus dos Santos, 30, artesã associada à Cooprap. Essas localidades fazem parte do Territórios da Cidadania, programa do Governo Federal lançado em 2008 e que tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania. Os 120 Territórios foram selecionados por apresentarem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País e características em comum, como baixa atividade econômica e concentração de agricultores familiares e assentamentos, populações quilombolas e indígenas.

Evento
A programação da 10ª Expo Brasil contemplou palestras de representantes do poder público federal, como os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e de autoridades da área de sustentabilidade, como Paul Singer, Secretário de Economia Solidária. Dentre as discussões fomentadas, destacam-se inclusão produtiva, economia criativa e os rumos da Rio+20.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!