Coopecon participa de evento internacional de aquicultura
Cooperativa marcou presença nos cinco dias do congresso e participou de festival gastronômico, que incluiu a tilápia na preparação de pratos especiais
15 de junho de 2011
Cooperativa marcou presença nos cinco dias do congresso e participou de festival gastronômico, que incluiu a tilápia na preparação de pratos especiais
15 de junho de 2011
Com o tema “Aquicultura para um mundo em transformação”, foi realizado, entre os dias 6 e 10 de junho, pela World Aquaculture Society (Sociedade Mundial de Aquicultura) – instituição que reúne mais de três mil membros em cerca de cem países – o Congresso Internacional de Aquicultura “WAS 2011”. O evento aconteceu em conjunto com a Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura e a VIII Feira Nacional do Camarão (Fenacam) – promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC).
Na noite de abertura foi servido um coquetel com petiscos de camarão e filé de tilápia da Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon). Mais de 2.000 pessoas participaram, entre elas o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; o Conselheiro da União Européia no Brasil, Angel Landabaso; o Presidente eleito da WAS, Ricardo Martino; o Senador e a Governadora do Rio Grande do Norte, respectivamente, José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini; o Presidente da ABCC e organizador local do evento, Itamar Rocha, e a então Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti.
Ideli Salvatti foi quem abriu a programação científica, proferindo uma palestra no dia 7, pela manhã, onde falou sobre as políticas nacionais para o desenvolvimento da aquicultura no Brasil. Dentro da programação de cursos e palestras, Roberto Lessa, Vice-Presidente da Fundação Odebrecht – Área Socioprodutiva, fez uma palestra com o tema Alianças Cooperativas.
Ao todo, mais de 20.000 pessoas entre pesquisadores, professores e estudantes do setor de aquicultura circularam durante os cinco dias de evento. Foram apresentados 1.100 trabalhos técnicos, realizadas 70 palestras e expostos serviços e produtos em 300 estandes. A Coopecon esteve presente em um estande, viabilizado em parceria com as empresas AguaVale e Pratigi Alimentos.
O Líder da AguaVale, empresa de produção de alevinos de tilápia de Ituberá (BA), Arleques Teixeira, pôde contabilizar o sucesso, por meio de vendas diretas. “Nós garantimos a comercialização de 70% da nossa produção de junho em apenas três dias. Também fizemos contatos com futuros clientes”, comemora Teixeira. O expositor André Simas, Líder da Área Comercial da Pratigi Alimentos, já participa da Fenacam há dois anos. “Para negócios e prospecção de clientes esse evento é ideal. Realizamos novos contatos e negócios”, conta.
Para Itamar Rocha, Presidente da ABCC e organizador local do evento, todas as expectativas foram atingidas. “Conversei com muitos expositores, palestrantes, estudantes e pesquisadores. Foram trocadas valiosas informações que contribuirão para o desenvolvimento da aquicultura no Rio Grande do Norte e em todo o mundo”, declarou.
Os cooperados José Raimundo (comunidade da Mina Nova), Adenilton Pereira (comunidade do Lago Antônio Rocha) e Lourivaldo Grima (Assentamento Mata do Sossego), de Igrapiúna (BA), e Carlos Alberto (Assentamento Josinei Hipólito), de Ituberá (BA), participaram interagindo com visitantes e expositores de diversas partes do Brasil e do mundo.
“Fui invasor, assentado rural e hoje sou um empresário da aquicultura. Os negócios estão indo bem, minha vida melhorou 100%. A produção está tão boa que vendemos uma tonelada de tilápia para a Fenacam”, declarou Grima, que na oportunidade, foi procurado pela imprensa local para contar a história de sua vida e falar sobre o projeto de inclusão social da Coopecon – que faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS).
Outro grande atrativo foi o Festival Gastronômico, que ofereceu quatro diferentes opções de pratos de camarão e duas de tilápia, especialmente desenvolvidos pelo restaurante potiguar Paçoca de Pilão. De acordo com Adalva Rodrigues, proprietária do restaurante, o filé de tilápia da Coopecon é de excelente qualidade e foi bem aceito pelo público. “Com o filé da Coopecon, pude elaborar um prato regional, a Tilápia à milanesa e outro mais fino, a Tilápia no azeite com alcaparras, que pode ser servido em qualquer lugar do mundo, na alta gastronomia”, afirmou Adalva, com simpatia.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!