Cidadãos do futuro
Entenda como o Instituto Direito e Cidadania e o Programa Tributo ao Futuro unem forças em prol da transformação da realidade de crianças e adolescentes
18 de dezembro de 2015
Entenda como o Instituto Direito e Cidadania e o Programa Tributo ao Futuro unem forças em prol da transformação da realidade de crianças e adolescentes
18 de dezembro de 2015
Iniciativa ligada ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), da Fundação Odebrecht, o Instituto Direito e Cidadania (IDC) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público pelo Ministério da Justiça. Desde 2004, organiza e fortalece o Capital Social no Baixo Sul da Bahia, criando circunstâncias e oportunidades favoráveis para o exercício pleno da cidadania. Neste caminho, atua como uma das principais executoras dos projetos apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro, também coordenado pela Fundação, contribuindo para a transformação efetiva da realidade de crianças e adolescentes.
“Buscamos impactar positivamente a vida das futuras gerações, promovendo o protagonismo e fortalecendo as bases constitutivas do ser humano”, disse a Diretora Executiva do IDC, Maria Celeste Pereira. Isso é reforçado por meio dos projetos Trilhando Caminhos, que estimula o Protagonismo Juvenil e a formação socioprofissional; Cultura da Mediação na Escola, que visa a resolução e prevenção de conflitos de forma pacífica e a convivência harmônica nos diferentes ambientes; e Conselheiros em Ação: Caminhos para o Protagonismo Social, que capacita Conselheiros de Direitos e Tutelares. Sobre a última iniciativa, a Coordenadora no IDC, Naiane de Souza, afirma: “aproximamos os atores dos instrumentos legais para que eles possam atuar de modo efetivo na deliberação de políticas públicas em prol das crianças e adolescentes”.
Para executar tais projetos, o IDC conta com os recursos adquiridos nas campanhas do Programa Tributo ao Futuro, por meio de doações ou a partir da destinação de parte do Imposto de Renda (IR). Destinados diretamente a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), geridos pelos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), os valores são repassados ao IDC pelo Poder Executivo Municipal. Emanuel Oliveira, responsável pela área de Parcerias e Investimentos Sociais da Fundação Odebrecht, que coordena as ações do Programa Tributo ao Futuro, explica o papel decisivo da Fundação neste processo: “Atuamos como fomentadora e como um elo entre quem quer fazer a contribuição e as instituições integrantes do PDCIS que dependem de recursos para executar seus projetos em prol das crianças e adolescentes”.
O resultado desta união de forças pode ser notado em depoimentos como o do adolescente Arilan Trindade, 17 anos, beneficiário do Trilhando Caminhos. “Tenho muito orgulho de participar desse projeto, pois revolucionou a minha vida. A comunidade me vê como um jovem que sabe o quer do futuro”, relatou. Para Maria Celeste, isso demostra que o IDC está construindo as bases para uma vida adulta com oportunidades, pautada no respeito ao próximo e na cultura da paz. “Plantamos sementes que serão multiplicadas em experiência para o mundo”, concluiu.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!