Capacitação do Círculos de Leitura é realizada em Valença
Trinta multiplicadores participaram da formação, entre os dias 10 e 16 de julho, que contou com a presença de Catalina Pagés, idealizadora da metodologia.
17 de julho de 2009
Trinta multiplicadores participaram da formação, entre os dias 10 e 16 de julho, que contou com a presença de Catalina Pagés, idealizadora da metodologia.
17 de julho de 2009
O sorriso da jovem Camila Ventura era marcante. “Nunca passei por uma experiência como esta”, revela. Retornando de uma semana de capacitação na cidade de São Paulo e seguindo para mais sete dias de formação intensiva, com outros 29 jovens em Valença (BA), nada em sua face aparentava cansaço. “Estou motivada e muito otimista. Sei que as portas que estão se abrindo me trazem uma grande responsabilidade, pois tenho o compromisso de levar tudo que aprendo para minha comunidade”, continua Camila.
Este é o segundo ano que o projeto Círculos de Leitura é desenvolvido no Baixo Sul da Bahia. Participam jovens das quatro Casas Familiares e da Casa Jovem, iniciativas de promoção do capital humano fomentadas pela Fundação Odebrecht na região. A ação é fruto de uma parceria com o Instituto Fernand Braudel (IFB). “Queremos estimular o gosto pela leitura, desenvolvendo a capacidade de escrita, expressão, contextualização e reflexão sobre princípios e valores essenciais à formação de cidadãos e líderes”, explica a filósofa e psicanalista Catalina Pagés, idealizadora da metodologia.
Catalina e a coordenadora Patrícia Guedes foram responsáveis pela condução das atividades com os multiplicadores, entre os dias 10 e 16 de julho, em Valença. Para Natália Gonçalves, que integra a Casa Familiar do Mar, por meio da leitura, novos olhares são despertados. “Com as reflexões sobre os textos, vou aprendendo a ter uma visão ampla. Na busca do conhecimento, que é o que move o ser humano, aprendo a ensinar e ensino ao aprender”, diz Natália.
Para Geiane Macedo, Líder Multiplicadora em Presidente Tancredo Neves (PTN), novos avanços estão sendo conquistados. Mensalmente, 130 crianças e adolescentes de colégios municipais locais participam de grupos de leitura organizados por oito jovens multiplicadores, sob sua coordenação. “A minha relação com o projeto vem sendo fortalecida, principalmente com a prática na condução de grupos. Quando me disponho a concretizar esse conhecimento, sinto que sou capaz de fazer a diferença e que o meu papel é muito importante”, afirma Geiane que é egressa da Casa Familiar Rural de PTN.
O projeto Círculos de Leitura é executado com investimentos oriundos do Tributo ao Futuro, um programa de destinação de imposto de renda dos integrantes da Odebrecht.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!