Notícias

Assembleia Legislativa da Bahia homenageia legado empresarial e social de Norberto Odebrecht, fundador do Grupo Novonor

Na manhã desta quinta-feira (9), o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, se tornou palco de uma […]

10 de outubro de 2025

Na manhã desta quinta-feira (9), o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, se tornou palco de uma homenagem dupla, carregada de simbolismo. No dia em que o engenheiro e empresário Norberto Odebrecht completaria 105 anos, a Casa sediou uma Sessão Especial em celebração aos 80 anos do Grupo Novonor e aos 60 anos da Fundação que leva o nome de seu fundador.

A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles, reuniu autoridades, representantes de instituições parceiras, integrantes do Grupo e familiares de Norberto. “A história nos mostra que nenhum país se desenvolveu de forma sustentável sem uma engenharia forte. Hoje, a sociedade brasileira, e em especial a baiana, reconhece a enorme capacidade técnica da Odebrecht, reconhecida como detentora de uma engenharia técnica superior, sempre inovando com métodos construtivos vanguardistas”, pronunciou o deputado na sessão.  

Com oito décadas de atuação, a Odebrecht Engenharia & Construção, braço de infraestrutura pesada da Novonor, segue sendo a maior referência nacional no setor, de acordo com o Ranking da Engenharia Brasileira, publicado em setembro pela revista O Empreiteiro. São mais de 3 mil obras realizadas em 37 países (entre elas, metrôs, ferrovias, usinas, pontes e aeroportos) e 18 mil profissionais de diferentes nacionalidades em mais de 30 contratos espalhados por países das Américas e da África.

“As empresas representam a força produtiva, a capacidade de inovação e o talento do nosso povo. Elas geram empregos, desenvolvem tecnologias e sustentam a soberania do país. Fortalecer nossas empresas é defender o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. Somos um grupo empresarial orgulhosamente baiano e, apesar dos desafios dos últimos anos, preservamos o nosso maior patrimônio: as pessoas”, destacou na mesa solene Marcelo Gentil, responsável por Relações Institucionais e Governamentais da Novonor.

60 anos de transformação social

Se a engenharia abriu caminhos concretos, foi através da educação que Norberto Odebrecht pavimentou o futuro de milhares de pessoas. Criada em 1965, a Fundação Norberto Odebrecht (FNO) celebra seis décadas de compromisso com o desenvolvimento humano, social e sustentável. Por meio do PDCIS, programa social idealizado pelo próprio Norberto em 2003, a Fundação já impactou mais de 700 mil pessoas, sobretudo em comunidades rurais do Baixo Sul da Bahia.

“Carregamos no nosso DNA o compromisso com o desenvolvimento humano. Em um mundo em que as desigualdades persistem, a Fundação se destaca por acreditar que o verdadeiro desenvolvimento não pode se limitar ao crescimento econômico: ele precisa alcançar as pessoas, suas famílias e comunidades”, afirmou Cristiane Nascimento, diretora da FNO e representante da instituição na solenidade.

Cristiane ressaltou ainda que o PDCIS reflete a crença de Norberto no potencial do ser humano como agente de transformação. “No Baixo Sul da Bahia, o que se vê é a materialização de um ideal: o de que o desenvolvimento territorial integrado e sustentável é possível quando se investe nas pessoas. Celebrar os 60 anos da Fundação é também celebrar o homem que acreditou no poder das ideias e no poder das pessoas”, disse.

Entre os depoimentos emocionantes da manhã, o agricultor Jailton Ribeiro, beneficiado pelo programa social da FNO e egresso da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), compartilhou a própria história como prova viva desse impacto. “É um orgulho muito grande estar aqui homenageando Dr. Norberto. E ainda mais emocionante para quem teve a vida mudada pelas Casas Familiares Rurais, que nasceram do sonho dele, e que bom que ele sonhou e concretizou isso em nossa região. Antes, produzíamos 15 toneladas de mandioca por hectare; com o conhecimento técnico que recebemos, chegamos a 30. É uma mudança muito grande”, contou.

Norberto Odebrecht Neto, neto do fundador e membro do Conselho de Curadores da FNO, representou a família na homenagem. “Hoje é um dia muito simbólico para todos nós. Meu avô aprendeu desde cedo, ainda em sua infância, a importância da disciplina em sua vida. Foi um homem atencioso, carinhoso e engraçado. Deixou um enorme legado para toda nossa sociedade que é tão vivo até o dia de hoje”, afirmou na ocasião.

A mesa solene

Mais do que uma cerimônia de reconhecimento, o evento foi um tributo à trajetória de um homem que acreditava no poder do trabalho e da educação como motores de transformação, valores que seguem vivos nas organizações que criou. A Mesa Solene foi formada por nomes e instituições relevantes para o Estado da Bahia e que fazem parte da história de Norberto Odebrecht.

Para compor a homenagem, também estiveram presentes Vicente Mattos, Presidente do Comitê da Construção Civil da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Paulo Cavalcanti, presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia (ACB); Humberto Miranda, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB); Ângelo Calmon de Sá – Ex-Ministro e amigo de Norberto Odebrecht; Kelsor Fernandes, Presidente do Sistema Fecomércio Bahia; Dom Emanuel d’Able do Amaral, Arquiabade da Ordem de São Bento da Bahia; Joaci Góes, Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e membro da Academia de Letras da Bahia; Joaquim Cardoso, diretor da Organização de Conservação da Terra (OCT) e ex-assessor de Norberto Odebrecht; e João Leão, Deputado Federal.

A sessão especial pode ser assistida clicando aqui.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!