Diário de Bordo

Tecnologia no campo: OCT desenvolve aplicativo para tablets

Jairo de Souza, agricultor que mora na área de Proteção Ambiental do Pratigi, foi o primeiro produtor beneficiário da Organização […]

27 de março de 2015

Jairo de Souza, agricultor que mora na área de Proteção Ambiental do Pratigi, foi o primeiro produtor beneficiário da Organização de Conservação da Terra (OCT) a conhecer e aprovar o Aplicativo OCT Mobile, ferramenta de gestão institucional desenvolvida pela Organização para obter mais informações sobre as unidades família da região. O aplicativo vem sendo desenvolvido desde setembro de 2014 e está em sua fase final de teste.

Inicialmente, a ferramenta foi pensada como uma forma de tornar mais segura e prática as atividades de cadastramento desenvolvidas pela instituição, porém, no decorrer de seu desenvolvimento, ela ganhou novas funcionalidades. Bruna Sobral, responsável por Sistemas e Indicadores da OCT e criadora da inovação, explica que poderá otimizar o tempo de processamento das informações gerando relatórios e indicadores. “A ferramenta também nos permitirá acompanhar a evolução das unidades-família em relação ao índice de Sustentabilidade, que será calculado a partir dos dados coletados em campo”, explica.

O aplicativo funciona em tablets como uma espécie de caderneta, onde o assistente educador anota suas orientações e dados da propriedade e do agricultor, processo feito anteriormente de maneira analógica. Com a ferramenta, o processo será totalmente automático, já que todas as informações são digitadas diretamente no aparelho e o agricultor receberá imediatamente suas orientações impressas em uma impressora portátil. O aplicativo deverá estar pronto em abril.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!