Projeto Crescer em Rede visa qualificar professores
Mais de 9 mil alunos serão beneficiados com a iniciativa que busca elevar os índices educacionais das escolas localizadas em municípios baianos
13 de março de 2014
Mais de 9 mil alunos serão beneficiados com a iniciativa que busca elevar os índices educacionais das escolas localizadas em municípios baianos
13 de março de 2014
Contribuir com a melhoria dos índices educacionais das escolas localizadas no Baixo Sul da Bahia é o objetivo do Curso Crescer em Rede, que será realizado a partir do mês de março. A capacitação promoverá a formação de 60 docentes da região e os estimulará a serem multiplicadores de práticas que aliem o uso da tecnologia ao ensino e à gestão escolar.
A iniciativa é resultado da parceria entre Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides) e Instituto Crescer, com o apoio do Programa Tributo ao Futuro, Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e Secretarias Municipais de Educação. As últimas iniciativas estão ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.
Tendo como referência o projeto Caia na Rede – que promove acessibilidade e potencializa o uso da internet com aulas gratuitas -, o Ides e o Instituto Crescer serão responsáveis pela formação dos professores, que irão multiplicar a metodologia para outro grupo de educadores, buscando o reforço no aprendizado de mais de 9 mil alunos dos municípios de Valença, Ituberá, Igrapiúna, Piraí do Norte, Ibirapitanga e Nilo Peçanha.
Frede Bonfim, Coordenador do Caia na Rede, esclarece que o curso segue a mesma lógica de formação, multiplicação e replicação. “Os 60 professores capacitados terão de replicar os conhecimentos adquiridos para mais cinco professores. Sendo assim, 300 professores da região serão capacitados”.
O material de suporte para o curso, que terá duração de 130 horas, será o Guia Crescer em Rede, organizado pelo Instituto Crescer. Reconhecido pelo Ministério da Educação e publicado no Portal da Educação, o material traz novas estratégias de ensino e desenvolvimento com o uso das tecnologias digitais e internet, impactando as formas de acesso à informação, interação, além da produção de conhecimento. “A formação possibilitará o crescimento profissional dos educadores, além de contribuir para que a aprendizagem seja centrada nas novas ferramentas que estão disponíveis”, ressaltou Ítala Barreto, Coordenadora de Educação do município de Valença.
Entre as atividades promovidas pelo projeto estão o seminário “Educação 3.0 e os recursos educacionais emergentes”, ministrado por Luciana Allan, Doutora em Comunicação e Diretora Técnica do Instituto Crescer. Mais de 140 agentes de educação, secretários, coordenadores, diretores, técnicos e professores da rede pública de ensino participaram do evento em fevereiro, nos municípios de Ituberá e Valença, que discutiu as mudanças e os seus impactos no setor e estratégias mais eficazes de aprendizagem.
“Esse momento despertou em mim o desejo de resistir à paralisia que se encontra a escola no Brasil. As provocações me fizeram perceber maneiras inteligentes e eficazes de elevar nosso padrão”, destacou Robenil Aragão, professor de matemática do Centro Educacional de Ibirapitanga.
Sobre o Instituto Crescer
A Organização não Governamental (ONG) tem como um dos principais focos atuar na educação formando professores, estimulando o uso das tecnologias digitais disponíveis como recurso didático e processual.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!