Instituição de ensino concentra esforços na formação de jovens da zona rural
Educadores, parceiros e moradores foram homenageados por contribuir com o trabalho da CFR-PTN na região do Baixo Sul
6 de agosto de 2012
Educadores, parceiros e moradores foram homenageados por contribuir com o trabalho da CFR-PTN na região do Baixo Sul
6 de agosto de 2012
“Há alguns anos, vivíamos isolados do mundo, das tecnologias agrícolas e dos meios de comunicação. As famílias dessa cidade tinham receio de que seus filhos fizessem 18 anos e migrassem para capitais em busca de trabalho e de uma vida melhor”. Este foi o discurso de Fernanda Silva na abertura do evento de comemoração dos 10 anos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), realizado no dia 3 de agosto. Formada na primeira turma da instituição, Fernanda, 24 anos, é hoje Diretora de Produção e Inovação Tecnológica na CFR-PTN. Durante a cerimônia, a jovem contrastou a história da Casa Familiar e sua realidade. “Aumentamos o cultivo de raiz de mandioca por hectare e variamos nossa produção, chegando a plantar aipim, banana e abacaxi. Além disso, por meio de nossos educandos, estamos atuando em várias comunidades e municípios vizinhos”.
Fundada em 2 de agosto de 2002, a Casa Familiar surgiu com o intuito de oferecer educação do campo de qualidade aos jovens de Presidente Tancredo Neves e da região do Baixo Sul da Bahia, capacitando-os a se tornarem líderes em suas comunidades, além de incentivar a permanência em seus locais de origem. Por meio da Pedagogia da Alternância, os educandos passam uma semana na Casa Familiar aprendendo as atividades teóricas e práticas em sala de aula e no campo, e duas semanas aplicando os conhecimentos em suas propriedades, integrados às suas famílias. “Depois que ingressei na CFR-PTN, tive a oportunidade de apresentar seminários na minha região para compartilhar meus aprendizados. Estou feliz com o trabalho realizado na instituição, que contribui para a formação de jovens empresários rurais e melhora a qualidade de vida de todos”, declara Robenilson Jesus dos Santos, 16 anos, jovem da oitava turma e morador da comunidade Curral do Boi, de Presidente Tancredo Neves.
A CFR-PTN junto com a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) formam a Aliança Cooperativa Estratégica da Mandioca, sistema que concilia educação dos jovens com a qualificação do agricultor rural. “Nossa Aliança vem dando certo porque todos acreditam na proposta e ajudam diariamente a construir essa história de sucesso”, pontuou Juscelino Macedo, 29 anos, Diretor Executivo da Aliança, durante a cerimônia.
Na comemoração, educadores, parceiros e moradores das comunidades locais foram homenageados ao receberem placas de agradecimento por confiar e acreditar no projeto. Um deles foi Quionei Araújo, Diretor de Ensino da Casa Familiar. “O verdadeiro motivo de a instituição existir e de estar completando 10 anos de trabalho são os jovens – formados e em formação – aqui presentes”, declarou. Ao final do evento, os participantes assistiram à apresentação do Grupo Criança Também Faz Cultura e celebraram a noite com um jantar comemorativo.
*Foi realizada uma edição especial sobre os 10 anos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves no informativo Odebrecht Notícias.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!