PDIS é apresentado em reunião com Delegação da União Europeia
O Programa busca construir um modelo de desenvolvimento sustentável passível de ser reaplicado em outros lugares do País e do mundo
21 de outubro de 2011
O Programa busca construir um modelo de desenvolvimento sustentável passível de ser reaplicado em outros lugares do País e do mundo
21 de outubro de 2011
Conhecer as ações ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), que buscam tornar próspera e dinâmica uma área rural com grande patrimônio ambiental. Esse foi o foco de reunião realizada com a Delegação da União Europeia no Brasil em sua sede, em Brasília (DF), no dia 18 de outubro.
Com a presença de Mauricio Medeiros e Waldeck Ornélas, Presidente Executivo e Vice-Presidente da Área de Planejamento e Educacional da Fundação Odebrecht, respectivamente, o encontro teve como tema Cooperação para o Desenvolvimento. Representantes de algumas nações que têm embaixadas no País, como Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, República Eslovaca, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido e Suécia participaram da reunião.
Durante a apresentação, Medeiros relatou que, desde 1999, a Fundação Odebrecht atua no Baixo Sul, mas em 2003, consolidou a proposta do programa que desenvolve atualmente. O PDIS, que traz como foco a educação para o jovem e sua interação com a família, visa transformar a realidade de comunidades rurais. Em seguida, completou que as instituições ligadas ao PDIS promovem o desenvolvimento de quatro capitais: Produtivo – com a implantação de alianças cooperativas estratégicas para geração de trabalho e renda; Humano – representado por centros educacionais que contribuem para a formação de jovens lideranças; Social – com iniciativas que fomentam o respeito à cultura local e permitem a construção de uma sociedade mais justa e solidária; e Ambiental – com atividades que priorizem a recuperação e conservação dos recursos naturais. Segundo Medeiros, “o resultado levará, certamente, a um modelo de desenvolvimento sustentável passível de reaplicação em outras regiões da Bahia, do Brasil e do mundo”.
O Programa conta com parceiros do poder público (em suas instâncias Federal, Estadual e Municipal), da iniciativa privada e da sociedade civil, movidos pelo desejo de realizar um nobre objetivo: a estruturação de uma classe média rural, protagonista de seu próprio destino. “Não chegamos a lugar algum sozinhos. Com nossas parcerias, encontramos a sinergia que demonstra ser possível fazer do Brasil um lugar mais justo”, finaliza Medeiros.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!