Notas para Imprensa

A vez da cooperativa

No Baixo Sul da Bahia, exemplos de produtores rurais que organizados em cooperativas estão acompanhando o crescimento econômico do Brasil

23 de fevereiro de 2012

A organização em cooperativas está possibilitando que produtores rurais acompanhem o crescimento econômico do Brasil. Quatro cooperativas, localizadas no Baixo Sul da Bahia e apoiadas pela Fundação Odebrecht, atuam na produção de palmito, mandioca, hortifrútis, tilápia, artesanato e vassouras. Juntas, registraram aumento de 142% no número de produtores associados em relação a 2007, de 404 para 978.

O faturamento com palmitos, por exemplo, representou um ganho de R$ 16.353.941 milhões em 2011 e a comercialização de farinha de mandioca saltou de 1.164 toneladas para 1.291 (aumento de 11%) toneladas, entre 2010 e 2011. Os produtos das cooperativas consolidaram sua presença nas prateleiras de importantes redes de varejo do sudeste como Pão de Açúcar, Extra, Walmart e Tok&Stok. Em 2012, ano internacional das cooperativas, a expectativa é de lançar novos produtos para diversificar o portfólio, aumentar a competitividade e ampliar a participação de mercado.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!