Unidade demonstrativa de tilápia é inaugurada na Mata do Sossego
Projeto é fruto de uma parceria com a Cooperativa Mista de Marisqueiros, Pescadores e Aquicultores do Baixo Sul da Bahia
6 de abril de 2010
Projeto é fruto de uma parceria com a Cooperativa Mista de Marisqueiros, Pescadores e Aquicultores do Baixo Sul da Bahia
6 de abril de 2010
Uma unidade demonstrativa e experimental do cultivo de tilápias, composto por 20 tanques-rede, foi inaugurada no assentamento Mata do Sossego – município de Igrapiúna, em parceria com a Cooperativa Mista de Marisqueiros, Pescadores e Aquicultores do Baixo Sul da Bahia (Coopemar), no dia 29 de março. O Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura do Estado, Marcelino Galo, esteve presente no local. “Nós precisamos de histórias exitosas como esta para propagar pelo Brasil e mostrar que reforma agrária vale a pena”, afirmou.
Todas as decisões são tomadas em conjunto com os moradores. “Em nome da Coopemar pedimos licença para entrar na comunidade e começarmos uma parceria, realizando um trabalho sério que germinará bons frutos”, afirmou Marcelo Costa, Líder da Aliança Cooperativa da Aquicultura. O presidente da associação de Mata do Sossego, José de Jesus Oliveira, deu as boas vindas aos visitantes, assegurando que o assentamento está de portas abertas. “O trabalho já realizado com a Cooperativa dos Produtores de Palmito (Coopalm) é o melhor exemplo de que a relação com instituições sérias dão certo”, assegurou José Oliveira, referindo-se a produção de pupunha, realizado desde 2005, com o apoio da Coopalm.
Após anos de luta e sofrimento por causa da estagnação econômica, a região vem colhendo os frutos do trabalho com a terra e obtendo resultados de produtividade. Para a população de Mata do Sossego é possível conciliar o cultivo da tilápia e do palmito. “Não queremos encher duas panelas. Palmito e tilápia dão em uma só”, assegurou Beré, assentado e integrante da Coopalm, que destacou ainda o momento da comunidade: “somos empreendedores responsáveis e continuamos buscando alternativas de melhorar a qualidade de vida de nossas famílias”, concluiu.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!