Programa Social

Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan)

A cooperativa viabiliza que agricultores familiares escoem suas produções a preços justos

Apenas no ano de 2020, a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), nossa parceira, atingiu o marco de 1.841 toneladas de alimentos produzidas por seus agricultores associados, com um faturamento anual de R$ 20 milhões. Criada em 2000, a cooperativa apoia mais de 300 associados no desenvolvimento de tecnologias de produção e de organização dos cultivos com posterior beneficiamento para agregar valor e acessar mercados com novos e melhores produtos, visando assim o incremento de renda.

Localizada no município baiano de Presidente Tancredo Neves, a Coopatan foi fundada pelos próprios agricultores familiares da região, que buscavam melhores condições de trabalho. A partir da união de esforços, a cooperativa busca mercados com preços mais justos e oferece a garantia ao cooperado de ter um destino para sua produção, eliminando a presença de atravessadores.

Siga a Coopatan no Instagram!

A Coopatan apoia os produtores rurais na profissionalização de sua produção, trazendo conceitos empresariais de produzir e gerar resultados para garantir a sobrevivência, promover o crescimento e atingir a sustentabilidade dos negócios.

Atualmente, os principais produtos do catálogo da instituição são banana-da-terra, aipim (também conhecido como macaxeira e mandioca em outras regiões do Brasil), abacaxi, farinha de mandioca, abacate, banana chips e beiju de coco. Os produtos da Coopatan podem ser encontrados no Atacadão, GBarbosa, Grupo Big, Cesta do Povo, Grupo Extra, Sam’s Club e Novo Mix na região Nordeste.

Apostando sempre em inovação e tecnologia para otimizar seus processos internos, a Coopatan ampliou em 2021 sua fábrica de farinha, possibilitando novos beneficiamentos de produtos, como a fécula de mandioca.

Trabalho em conjunto

Os primos Juan e Lucas Rodrigues andavam de bicicleta na frente da propriedade de sua família. Pedalando com suas respectivas botinhas vermelhas e azuis, tinham acabado de voltar do campo com seus pais, onde observavam com atenção e curiosidade o que eles faziam com a terra. “Aqui, todo mundo trabalha junto”, explicou Jailton, agricultor cooperado desde 2015 e pai do pequeno Juan. Na comunidade de Gendiba I, em Presidente Tancredo Neves, ao lado da esposa Ducilena, do irmão Josenilton e da cunhada Anita, cultiva banana e aipim, ambos comercializados pela Coopatan, além de graviola, cacau e milho, que são usados para consumo próprio. Desde que se tornaram cooperados, contam que a forma de produzir mudou. “As coisas ficaram mais fáceis pelo apoio técnico que temos”, explicou Jailton, ressaltando ainda que conseguem valores melhores para seus produtos, já que foi eliminada da relação comercial a presença de atravessadores, que repassavam os produtos a preços muito baixos. “Antes, plantávamos apenas para não perder a semente. Agora, temos mais vontade de produzir”, completou.