Notícias

Exemplo de Sucesso

Em Taperoá (BA), associado da Coopatan, Basílio dos Santos, concretiza seu maior sonho: uma moradia para a família. Realização foi possível com cultivo de mandioca

15 de janeiro de 2012

Na comunidade de Laranjeira, município de Taperoá (BA), um exemplo de sucesso é a história de Basílio Santos, 38 anos. O agricultor comemora a realização de seu maior objetivo: a construção de uma casa para a família. “Esse sempre foi o meu sonho”, assegura. Associado à Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) há quatro anos, conta que foi com o cultivo de mandioca que conseguiu reunir os recursos necessários. “Fiz mais plantios e a produtividade só aumentou. Parte do dinheiro que garantia com a entrega de raízes aplicava na nova moradia”.

Basílio faz questão de apresentar o seu sonho realizado. Cheio de entusiasmo, convida para sentar no sofá e ainda oferece um refresco. Para a falta de energia elétrica na região, logo encontrou uma solução. “Antes de começar as obras comprei um receptor de energia solar”. Com orgulho, liga os aparelhos de TV e som para mostrar que a iniciativa deu certo.

Os planos agora são de expandir a propriedade. “Quero comprar mais um pedacinho de terra e deixar para os meninos. Fazer uma poupança para garantir que não vamos passar ‘aperto’ lá na frente”. A preocupação com os filhos vai mais longe. Para os cinco, deseja um futuro diferente do seu. O agricultor não teve acesso a nenhuma instituição de ensino e aprendeu a escrever seu nome já adulto. “No meu tempo, escola de menino era a enxada. Quero que eles estudem, mas que permaneçam perto de mim”.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!