Fundação conclui Workshops sobre Equidade Racial liderados pelo GIFE

A partir dos encontros, a instituição formulou um plano de gestão focado na equidade racial interseccionada ao gênero

Após quatro meses, seis encontros e muitas trocas enriquecedoras, a Fundação Norberto Odebrecht (FNO) concluiu a sua participação nos Workshops de Equidade Racial promovidos pelo GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, em parceria com o CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

Incluindo palestras sobre racismo estrutural e ambiental, as oficinas foram criadas com o objetivo de mobilizar instituições associadas e o investimento social privado para gerar impactos positivos concretos em relação à equidade racial, incentivando nas organizações participantes uma reflexão profunda sobre suas práticas que contribuem para a construção da equidade racial na sociedade. Assim, os encontros permitiram a identificação de lacunas e oportunidades para fortalecer essas ações, durante o desenvolvimento e implementação de um plano de gestão integrado que visa promover a equidade racial alinhada à perspectiva de gênero.

Avaliando suas políticas, programas e processos, a FNO iniciou a implementação das iniciativas propostas no plano de gestão desenvolvido, incluindo sua Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, divulgado em abril. Com foco na perspectiva de gênero, proporcionou este mês aos integrantes capacitação sobre prevenção ao assédio. Além disso, estabeleceu prioridades que serão executadas ao longo dos próximos meses de 2024 até o final de 2025, como o fortalecimento da divulgação do canal de Linha de Ética, treinamentos em letramento racial, desenvolvimento de cartilhas focadas na diversidade e criação de um guia de comunicação inclusiva.

“A participação no Workshop reforça nossos compromissos com a agenda de Diversidade e Inclusão. Com a colaboração das organizações presentes e apoio do GIFE e CEERT, conseguimos propor ações concretas para impulsionar a transformação social nos próximos anos. Nosso foco não se limita apenas aos nossos integrantes, mas também visa estender e sustentar essas iniciativas para as instituições parceiras e beneficiários de nosso programa social. Seguimos atuantes e firmes nessa missão”, afirma Eduardo Fraguas, responsável pela área de Pessoas e Finanças da FNO.

2018 - 2024. Fundação Norberto Odebrecht. Todos os direitos reservados.