Programa de voluntariado da Ocyan e Fundação Norberto Odebrecht é concluído

Na Onda do Bem promoveu mentorias entre jovens da zona rural e integrantes da empresa

Foi oficialmente concluído o programa de voluntariado Na Onda do Bem, da Ocyan em parceria com a Fundação Norberto Odebrecht. A iniciativa promoveu, nos últimos meses, cerca de 120 encontros de mentoria entre jovens das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia e integrantes da empresa de óleo e gás para incentivar o desenvolvimento de planos de vida e carreira dos estudantes. Desde o lançamento do programa, em agosto, foram mais de 800h voluntárias dedicadas. O encerramento do Na Onda do Bem reuniu mais de 50 pessoas e aconteceu presencialmente nas cidades de Igrapiúna e Nilo Peçanha (BA), onde estão localizadas duas das três escolas rurais parceiras da Fundação na execução do PDCIS, seu Programa Social.

Assista ao vídeo de encerramento do programa clicando aqui ou abaixo:

As mentorias ajudaram os jovens beneficiados a definirem seus objetivos profissionais. E, em muitos casos, renderam resultados tangíveis: o mentor Gustavo Galan, por exemplo, envolveu seus colegas no programa – juntos, eles estão trabalhando em um aplicativo automatizado para ajudar Maíra de Sena, a jovem mentorada, a monitorar seus resultados na propriedade da família. Já Consuelo Cortes, que chegou a visitar presencialmente a propriedade da jovem Raíres Teles, pôde desenvolver uma série de cálculos que vai ajudá-la a reinvestir em seu negócio rural e valorizar seu trabalho.

Aspectos socioemocionais também foram abordados durante o voluntariado. “Este programa foi sobre conhecer pessoas. Viemos ver, concretamente, como é a vida destes jovens”, disse Carlos Alberto de Almeida, integrante da Ocyan que realizou mentorias com o estudante Diego Santos ao longo dos últimos meses. “Nas mentorias, tentei plantar uma semente, falar de planejamento, de dedicação, de esforço para se conseguir o que se quer”, conta Carlos.

Conversas sobre como conquistar seus sonhos também beneficiaram Tairone da Silva, estudante da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I). “Eu tive um grande aprendizado. Não só para minha vida pessoal, mas também profissionalmente. Meu mentor me deu um suporte para que eu abra ainda mais a minha mente, e eu agradeço muito”, disse ele, que recebeu a mentoria de Edney Coutinho. E para Caroline Mozer, que foi mentora do jovem Alan Silva, os benefícios não ficam apenas para os mentorados. “Nós crescemos enquanto pessoas. Foi um verdadeiro ciclo de aprendizados, que gerou mudanças positivas em cada um de nós que participamos desta jornada”, diz.

Confira registros do encerramento do programa:

Uma menina e um homem sorriem abraçados

Um homem e uma menina conversam